Folha repete cantilena do G1 e cria factoide para incriminar Lula

A campanha de criminalização midiática contra o ex-presidente Lula fica cada vez mais escancarada. Apesar do despacho do juiz Sérgio Moro que determinou a prisão do pecuarista José Carlos Bumlai ter sido obrigado a enfatizar diante dos fatos de que não existe nenhuma prova ou indício da participação do ex-presidente nos atos ilícitos investigados, a imprensa manteve o seu jogo de manipulação para tentar ligar o ex-presidente às investigações.

Matéria de Lula e Bumlai na Folha - Reprodução

“Não há nenhuma prova de que o ex-presidente da República estivesse de fato envolvido nesses ilícitos, mas o comportamento recorrente do investigado José Carlos Bumlai levanta o natural receio de que o mesmo nome seja de alguma maneira, mas indevidamente, invocado para obstruir ou para interferir na investigação ou na instrução”, afirma Moro na decisão que levou à prisão de Bumlai.

Apesar disso, a Folha de S. Paulo resolveu mandar os fatos às favas e resolveu publicar uma matéria-fofoca na qual afirma que assessores diretos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teriam dito nesta terça-feira (24) que “ele foi surpreendido pela prisão de José Carlos Bumlai”.

Ainda segundo a Folha, interlocutores do ex-presidente têm repetido: “Se ele [Bumlai] fez alguma coisa, não foi com meu aval”.

A matéria tenta convencer que Lula estaria preocupado com a prisão de Bumlai. Citando outro “colaborador” oculto de Lula, a Folha diz que ele teria afirmado que “não se pode nem confiar no que o marido faz, o que dirá um amigo”.

“Apesar da preocupação, a recomendação é que se acompanhe com calma o desdobramento das investigações. Na opinião de auxiliares, há conflito de informações”, diz o texto de Cátia Seabra.

Numa matéria com 12 parágrafos de ilações e fofocas, que com exceção da data nada pode ser levado a sério, a Folha deixou apenas os dois últimos para citar a afirmação do despacho. “O juiz Moro, porém, diz que não há evidências da participação de Lula em episódios nos quais Bumlai teria usado a sua amizade com o ex-presidente.”

O site G1, da Globo, também seguiu a mesma cantilena. Apesar do procurador Carlos Fernando de Santos Lima ressaltar em coletiva de imprensa nesta terça-feira (24), que “o que existe até agora é o uso do nome o ex-presidente”, o site disse: “Diante da proximidade entre Bumlai e Lula, o procurador afirmou que há comprovação de envolvimento do ex-presidente petista no esquema de corrupção”.