Lula participa de ato pelo Dia da Consciência Negra na Bahia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou em Salvador (BA), nesta sexta-feira (20), da Caminhada da Liberdade, que faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, que saiu do Curuzu rumo ao Pelourinho.

Ex-presidente Lula participa de ato pelo Dia da Consciência Negra

Ele foi homenageado pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia por conta das políticas de reparação racial implantadas nos seus governos inclusive as que possibilitaram o ingresso dos negros nas universidades.

Foram diversas as manifestações quando Lula começou a se pronunciar, mas os aplausos se sobressaíram às críticas, principalmente quando ele começou a enumerar as políticas que favoreceram este segmento da sociedade, até então marginalizado pelos governantes. Para ele, os críticos do governo federal deveriam comparar a situação da população negra no antes e depois dos governos da esquerda. Assim, foi ovacionado pelo público.

O ex-presidente esteve acompanhado pela secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, que também é secretária Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB. Segundo Olívia, a manifestação popular é um importante instrumento. “Contra os golpistas, só a conscientização do povo nas ruas”.