Jussara Cony: Emendas focam saúde, movimento comunitário e cidadania   

 A vereadora Jussara Cony (PCdoB), líder do partido e da oposição na Câmara de Porto Alegre, foi uma das parlamentares que mais apresentaram emendas ao Orçamento 2016. Ao todo foram 37, que somam mais de 7,2 milhões. As emendas têm o objetivo de beneficiar principalmente áreas sociais e as comunidades da cidade, em especial no âmbito da saúde, movimento comunitário, cultura, direitos humanos e cidadania.

Pensamos em apresentar emendas que refletissem a real necessidade de nossa população em áreas sensíveis. Dessa forma, buscamos contribuir para o avanço social e a melhoria na qualidade de vida especialmente das populações mais vulneráveis. Outras questões importantes para nós é a promoção da saúde, o respeito à diversidade em todas as suas manifestações e o combate a toda forma de preconceito e intolerância”, destacou a vereadora Jussara Cony. 

Saúde

No âmbito da saúde, uma das prioridades do mandato e da vida pública de Jussara Cony, foram destinados R$ 5,7 milhões em emendas. Dentre as propostas estão a implantação de políticas de resgate e valorização do uso dos fitoterápicos na rede pública; a instalação de Centros de Parto Normal no âmbito do SUS; atenção à assistência farmacêutica em função da falta de medicamentos no SUS em Porto Alegre; contratação de serviços de transporte aos usuários do SUS, de maneira a solucionar uma das maiores causas de superlotação dos postos e prontos-socorros da capital, além de outras que dialogam com o tema, como as academias ao ar livre.

Movimentos comunitários e requalificação urbana
 
Na área dos movimentos populares e comunitários, a vereadora destinou a maior quantidade de emendas, 16, todas construídas a partir de reivindicações das comunidades. Também foram destinados 100 mil na área de moradia para estudo de regularização fundiária na Restinga e de emendas no valor de 35 mil para projetos de requalificação urbana de praças e ruas. Também foi apresentada emenda para a construção de academia ao ar livre no valor de 30 mil. 

 

Cultura
No campo da cultura, a vereadora apresentou emendas que somam 630 mil. Dentre os destaques estão ações de descentralização da cultura para a promoção de atividades em bairros periféricos conforme a realidade local; o incentivo ao Carnaval de rua; programas de promoção do hip-hop como ferramenta de combate à violência e fomento às artes cênicas. 
Cidadania e Direitos Humanos
Na área que envolve projetos de cidadania e trabalho, são cinco emendas que somam 260 mil reais. Dentre elas, estão propostas que buscam a qualificação profissional e geração de trabalho e renda para comunidades vulneráveis, travestis e transexuais; formação continuada para conselheiros municipais e melhorias na infraestrutura para o Conselho de Acompanhamento do Fundeb. 
As emendas da vereadora também contemplaram os direitos humanos no valor total de 170 mil, com ações voltadas para o enfrentamento ao racismo, inclusive institucional, promoção da igualdade racial e de aceitação à diversidade sexual, cultural e religiosa; realização de campanhas de combate à violência contra a mulher e contra a população LGBT e de prevenção e combate ao assédio moral na administração municipal.  
Educação
A vereadora também apresentou emendas no campo da educação. Foram destinados 150 mil para a elaboração de projetos de revitalização e construção de escolas; formação e capacitação das mulheres para o mercado de trabalho; capacitação de profissionais e programa de conscientização dos alunos da rede municipal visando à promoção dos direitos humanos e à cidadania com foco no respeito às diversidades de gênero, etnia e orientação sexual. 
O Orçamento deve ser votado até o dia 5 de dezembro. Na próxima semana, o relator apresentará parecer sobre as emendas.