Canal Curta! exibe programação especial no Dia da Consciência Negra  

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Canal Curta! exibe nesta sexta-feira (20), quando se comemora o Dia da Consciência Negra, duas atrações que trazem reflexões sobre a história da população negra e a maneira como a sociedade impacta em sua trajetória. A faixa Curta! Academia, que será exibida nos intervalos da programação, trata do tema, assim como o documentário inédito na TV “Born Free – Os Filhos da Revolução”. 

Canal Curta! exibe programação especial no Dia da Consciência Negra

Doutora em Direito Constitucional e Teoria do Estado e professora da PUC-Rio, Thula Pires, participou de entrevista para o Curta! Academia. No bate-papo, ela discute a posição do negro no Brasil e afirma que a questão racista vai muito além da cor da pele ou de uma data comemorativa.

“A questão é que o mês da Consciência Negra acaba sendo o momento em que se fala de
negro no Brasil. O que é um problema”, diz Thula Pires, para quem as datas são simbólicas e têm sua dimensão, mas é preciso que a questão seja corrigida desde a raiz.

“As escolas, quando muito, usam o 20 de novembro pra fazer uma ou outra atividade. Quando na verdade a intenção não é essa, a intenção é que haja uma transversalidade dessas questões porque essa não é uma questão do negro”, afirma.

Ela explica ainda que “se você está falando de racismo, de sexismo, de homofobia, você não tá falando de uma questão que afeta a grupos, mas você está falando de uma sociedade doente. Uma sociedade que ainda mantém racismo e homofobia é uma sociedade que precisa dar conta da maneira pela qual ela lida com o outro e tentar resolver. Isso é um problema de todo mundo. Todo mundo tem que dar conta dos seus privilégios e todo mundo tem algum tipo de privilégio para dar conta, assumir e se comprometer com ele”.

Os Filhos da Revolução

Também nesta sexta-feira, às 21 horas, será exibido “Born Free – Os Filhos da Revolução”, documentário inédito na TV. O filme mostra diferentes gerações de duas famílias sul-africanas, os Pooe e os Sibeko, impactadas pelo apartheid em proporções diferentes. Haverá reprise no sábado (21), às 0h30m e na segunda-feira (23), às 14h30m.

O documentário mostra a luta dos avós, tratados como cidadãos inferiores e que só tiveram a chance de votar em 1994; dos pais, que cresceram sob uma sociedade racista dominada por uma minoria branca e, dos netos, que vivem em uma África do Sul livre, após a eleição de Nelson Mandela como primeiro presidente negro do país.

Duas décadas após o fim do regime, o documentário também mostra os novos rumos enfrentados pela África do Sul com sua democracia emergente. A obra foi filmada na época das eleições presidenciais de maio do ano passado.

Serviço:
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 75 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV.