Bahia pede inclusão da baiana de acarajé na lista de profissões 

Dia 25 de novembro é o Dia da Baiana de Acarajé e elas podem ganhar um presente especial. Em audiência realizada nesta quarta-feira (18), os deputados Davidson Magalhães e Daniel Almeida, ambos do PCdoB da Bahia, estiveram em audiência com ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, para formalizar o pedido de inclusão da “baiana de acarajé” na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). 

Bahia pede inclusão da baiana de acarajé na lista de profissões - Ass. Dep. Davidson Magalhães

Além dos deputados, participaram da audiência o secretário do Trabalho da Bahia, Álvaro Gomes; o coordenador da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (Setre), Weslen Moreira e a presidenta da Associação das Baianas de Acarajé, Rita Santos.

Em sua justificativa, Davidson Magalhães registrou que “apesar de tanta força simbólica e importância para a economia, a profissão até hoje não faz parte da Classificação Brasileira de Ocupações, lista que oficializa as profissões do país”. E afirmou que “as baianas de acarajé são um dos símbolos do trabalhador brasileiro e portanto merecedoras desta inclusão”.

No plenário da Câmara, o deputado Davidson Magalhães anunciou o pedido de inclusão da profissão na lista oficial do governo e saudou o Dia da Baiana de Acarajé. Para ele, “a baiana de acarajé é, além de um símbolo importante da cultura baiana, patrimônio cultural do Brasil desde 200, “uma das primeiras empreendedoras deste país, essas mulheres fortes, negras em sua maioria, desde tempos longínquos têm na venda das suas mercadorias, fonte de sua manutenção ou recursos para compra de alforrias.”

O parlamentar destacou ainda, em seu discurso de homenagem, que “se faz necessário mais um avanço, rumo ao fortalecimento desta profissão, já reconhecida pelo povo brasileiro, estabelecendo, na forma da lei, todos os procedimentos para sua inclusão na CBO”.