Secretário nacional de Segurança afirma que verba total do setor aumentou

A análise da verba destinada à segurança deve considerar todos recursos do setor, como despesas de manutenção e com folha de pagamento, defende o secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa. Se f

O secretário afirma que, em 2005, houve uma redução de 11% no orçamento destinado a investimentos em segurança. Mas o orçamento geral – custeio e investimento – teve um aumento de 10,5% em relação a 2004.

Em 2005, o total executado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) com projetos apresentados pelos estados foi de R$ 242 milhões, de acordo dados da secretaria. Somente nos três últimos anos, o Fundo financiou 418 projetos, num investimento de mais de R$ 800 milhões, sendo a maior parte em áreas de prevenção.

"No campo de custeio está toda essa parte de formação, educação, treinamento, capacitação", afirmou. "E isso que muda comportamento [dos agentes e gestores]". O secretário acrescentou que antes a política pública era voltada para a repressão. Por isso, as verbas de custeio eram destinadas principalmente para a compra de "carro, colete, algema e arma".

Corrêa lembrou ainda que, constitucionalmente, os estados são os principais responsáveis pelos investimentos em segurança pública. "À União não cabe substituir os investimentos dos estados e sim colaborar, complementar", disse. O secretário defendeu que as verbas federais devem ter um caráter pedagógico no sentido de induzir modelos e padrões de gestão.

Fonte: Radiobras