“Macri foi contra recuperação da YPF”, acusa Daniel Scioli em debate

Os dois candidatos à presidência da Argentina participaram de um acirrado debate na noite deste domingo (15). Apesar dos discursos inflamados dos dois lados, o governista Daniel Scioli, da Frente Para a Vitória, tentou evidenciar o quão perigoso pode ser o retorno do neoliberalismo proposto por seu opositor, Maurício Macri, da coalizão de direita Cambiemos.

Debate Argentina - Daniel Scioli e Maurício Macri - Cadena3

O debate aconteceu na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires e foi transmitido por todos os canais de TV do país. Scioli alertou sobre o neoliberalismo que Macri representa e acusou o opositor de ser contra a renacionalização da empresa de petróleo argentina, a YPF. “Macri se opôs à recuperação da YPF e à criação de empresas estatais. Foi o primeiro a dizer que se não pagássemos a dívida aos fundos abutres seríamos prejudicados”.

Para Scioli, o mais importante é fortalecer o Estado para manter o desenvolvimento social iniciado por Néstor Kirchner em 2003. “Me proponho a defender o futuro dos trabalhadores, dos estudantes e da indústria do petróleo. Defendo a classe média e os comerciantes. O desenvolvimento econômico vem da mão de um Estado presente capaz de garantir políticas públicas”, afirmou.

Apesar de trocar insinuações com seu concorrente, Scioli usou seu espaço para apresentar propostas de seu plano de governo nas áreas de Educação, Infância, Saúde e Segurança Pública.

Em contrapartida Macri aproveitou seu espaço para criticar o governo de Cristina Kirchner e chegou a insultar seu opositor chamando-o de “cínico” e “mentiroso”. Procurado pela imprensa depois do debate, o candidato se recusou a falar, ao contrário de Scioli que se prontificou em dar uma coletiva.

Pela primeira vez na história da Argentina haverá segundo turno para as eleições presidenciais. A votação acontece no próximo domingo (22), quando mais de 30 milhões de eleitores vão escolher entre a continuidade do Kirhcnerismo, com Daniel Scioli, ou as políticas neoliberais de Maurício Macri.