Bancada Feminina do Congresso define campanha 16 de ativismo 

Senadoras e deputadas, juntamente com a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, e da secretária da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, definiram a programação que marcará a campanha “16 Dias de Ativismos pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que acontece de 25 de novembro a 10 de dezembro. 

Bancada Feminina do Congresso define campanha 16 de ativismo - Marcelo Favaretti

A procuradora da Mulher do Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) , ao avaliar a importância da campanha, lembra que “no mapa político nós somos um dos últimos países em termos de representatividade no Congresso Nacional. Entre os 190, nós somos o 158 lugar no mapa do empoderamento político. Já no outro mapa, o mapa da violência, nós somos os primeiros. É óbvio que há uma relação. Se falta poder às mulheres, a mulher não é respeitada e aí ela é agredida."

A campanha “16 dias de Ativismo” busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra o sexo feminino. Trata-se de uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público.

No Brasil, a campanha começa mais cedo, a partir do dia 20 com as comemorações do Dia da Consciência Negra. Este ano, a “Marcha das Mulheres Negras”, que chega a Brasília na próxima quarta-feira (18), antecipa ainda mais o início da programação.

A campanha, realizada em escala mundial de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, a 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, também tem o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.

A campanha inclui ainda as comemorações dos dias 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids ; 3 de dezembro, data que comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência; e 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.