Ministro Aldo Rebelo propõe Conferência Árabe-Brasileira 

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, propôs a realização de uma Conferência Árabe-Brasileira na área de Defesa, durante encontro com todos os embaixadores árabes no Brasil, na noite de quarta-feira (11). A conferência deverá debater temas comuns a serem escolhidos pelos representantes árabes e brasileiros.  

Ministro Aldo Rebelo propõe Conferência Árabe-Brasileira - Ministério da Defesa

O ministro sugeriu temas de consenso, como a formação de quadros e trocas de instrutores na área de Defesa e a preparação e treinamento para missões de paz. “Eu quero propor que nós conjuntamente escolhamos temas comuns. Qualquer tema que possamos discutir como pauta dessa conferência”, disse.

O local da conferência que, segundo defendeu o ministro, deve ser organizada o mais rapidamente possível, ainda não foi definido.

O ministro foi homenageado em um jantar que reuniu todos os embaixadores dos países árabes no Brasil: Palestina, Omã, Catar, Líbano, Marrocos, Tunísia, Iraque, Kuaite, Jordânia, Líbia, Mauritânia, Argélia, Emirados Árabes, Egito e Sudão, além do encarregado de negócios da Arábia Saudita e do embaixador da Liga dos Estados Árabes no Brasil. A diretora do Departamento do Oriente Médio do Itamaraty, Lígia Scherer, também participou do evento.

Novos horizontes

Anfitrião do jantar, o embaixador do Catar, Mohammed Al-Hayki, ressaltou que o encontro do ministro com os embaixadores coincidia com a reunião da cúpula dos países árabes e da América Latina. Essa cúpula acontece em Riad, na Arábia Saudita, e discute o aprofundamento das relações entre os países.

O diplomata também fez referência a uma atividade anterior com o ministro, quando Aldo Rebelo era titular da pasta do Esporte. “Nós temos aspirações de promover as relações na área de Defesa como foi na área do Esporte anteriormente”, afirmou Al-Hayki.

O embaixador da Palestina e presidente do Conselho de Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben, afirmou que o jantar tinha o propósito de fortalecer as relações e abrir novos horizontes. “Temos muito a oferecer e a receber”, disse.

Alzeben destacou que tanto o Brasil quanto os países árabes “estão praticamente no mesmo barco, enfrentando as mesmas dificuldades e com as mesmas aspirações de uma vida digna para nossos povos”.

E ressaltou que “independentemente de vivermos momentos difíceis em países árabes, acredito em um novo despertar. Esperamos que, com esse novo parto, nascerá nova esperança”.