Governo autoriza permanência de 43,8 mil haitianos no Brasil

O governo brasileiro concedeu, nesta quarta (11), autorização de permanência a 43.781 imigrantes haitianos. O ato – assinado pelos ministros do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, e da Justiça, José Eduardo Cardozo – vale para todos os haitianos que ingressaram pelo Acre a partir de 2010 e não estão em condição de refugiados.

Haitianos no Brasil

De acordo com Rosseto, os imigrantes passam a ser acolhidos com segurança. "Nossa construção nacional é marcada por fluxos migratórios intensos, muits deles forçados. O conceito de nacionalidade viva nos permite acolher povos que trazem suas culturas e valores e nos permite dialogar com essa permanente troca de diferenças. Nossas diferenças nos aproximam. É exatamente na troca de experiências e culturas que nós crescemos e melhoramos", afirmou o ministro.

A partir de agora, os imigrantes têm um ano para solicitar o visto junto à Polícia Federal. “O ato prevê até um ano para que eles possam fazer a sua carteira de identidade de estrangeiro. Esses haitianos passam a ser acolhidos formalmente com estabilidade e segurança”, disse Rossetto.

Já o minsitro da Justiça ressaltou que governo honra assim a sua tradição de acolher bem os imigrantes. “Essa autorização de permanência é muito importante porque ela supera a fase do visto provisório e dá uma perspectiva definitiva para que eles possam aqui residir utilizando e fazendo jus de todos os direitos que um estrangeiro tem no Brasil. Eles passam a ter novas oportunidades de trabalho, inserção social e participação em programas sociais. É um reconhecimento muito claro de que o Brasil é um país que acolhe seus imigrantes, que respeita direitos e não age de forma preconceituosa”, disse Cardozo.