Governo federal criará mecanismo para monitorar “posts” ofensivos 

O governo federal vai monitorar, pela internet, postagens ofensivas a mulheres, negros, indígenas e lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT). O serviço funcionará como uma peneira e pesquisará, de forma automatizada, “posts” publicados nas redes sociais (twitter, facebook e instagram). 

Governo federal criará mecanismo para monitorar “posts” ofensivos

O “Monitor dos Direitos Humanos” está em fase de testes e servirá para que os órgãos do governo que trabalham com a temática dos direitos humanos tenham conhecimento do que circula publicamente.

“Na modelagem de dados, a gente separa, dentre os milhões de citações ao racismo, o que é ameaça, o que é ‘empoderamento’ negro, intolerância religiosa e o que é expressão de violência contra o negro”, explicou ao G1 Fábio Malini, um dos coordenadores do Laboratório de Imagem e Cibercultura Labic, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que vai criar a ferramenta.

A apresentação oficial da ferramenta está prevista para acontecer no fim deste mês. A expectativa é que o lançamento aconteça em comemoração ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.