Indicação Bibliográfica: a Revolução Russa e a luta pelo socialismo

Esta bibliografia apresenta um conjunto de opiniões, comunistas e não comunistas, sobre a história do socialismo. Está voltada basicamente para a URSS, primeira e mais importante experiência socialista do século 20, que apresenta ao estudioso um conjunto maior de problemas.

Por José Carlos Ruy

Indicação Bibliográfica: a Revolução Russa e a luta pelo socialismo

Trata-se de uma lista inicial, aproximativa, com enormes falhas. Indica algumas obras básicas disponíveis em livrarias ou em boas bibliotecas. Não compartilho o preconceito acadêmico de que a quantidade de livros consultados aumenta o esclarecimento de qualquer questão. Entretanto, nas obras abaixo relacionadas, o interessado poderá “cascalhar” os fatos e as interpretações para poder, com eles, moldar sua compreensão sobre o assunto.

Algumas obras gerais, consagradas, têm destaque nesta bibliografia. Entre elas, as histórias da URSS e do Partido Comunista (Bolchevique) da URSS (textos 1 e 31), as obras de Charles Bettelheim (textos 18 a 21), de Trotsky (texto n139) e de Eric Hobsbawm (texto 63).

A natureza oficial dos textos 1 e 31 torna-os instrumentos da luta política pela consolidação do socialismo na URSS. Eles são esclarecedores sobre os rumos tomados pelos vitoriosos. São assim documentos históricos fundamentais. Sua natureza oficial contudo torna estes textos pouco úteis como instrumento de informação histórica isenta.

Charles Bettelheim, por sua vez, é considerado – juntamente com Carr e Isaac Deutscher – um dos principais historiadores acadêmicos da URSS. Sua obra, fartamente documentada, foi construída ao longo de quarenta anos de pesquisas em arquivos soviéticos e estrangeiros. Marxista, opõe-se à ortodoxia soviética recusando as avaliações comuns que colocam a figura de Stalin no centro da evolução da primeira experiência socialista da humanidade e posicionam-se contrariamente ou favoravelmente àquele dirigente soviético. Contra avaliações desta espécie, Bettelheim preconiza o estudo das condições históricas da construção do socialismo, como única forma de esclarecimento dos rumos daquela experiência. Ele defende teses controversas, entre elas a de que a revolução bolchevique teria sido, na verdade, uma revolução capitalista, inaugurando um padrão de acumulação e desenvolvimento diferente do padrão clássico, europeu e americano.

Edward H. Carr talvez seja o autor do mais vasto empreendimento historiográfico sobre a revolução russa e a construção do socialismo na URSS. Fiel ao empirismo tradicional dos historiadores ingleses, ele – que foi funcionário do Foreign Office em 1916 e professor do Trinity College de Cambridge desde 1955 – elaborou um extenso e ricamente documentado relato factual da revolução russa, cujo primeiro volume foi publicado na Inglaterra em 1950. Foi muito amigo de outro historiador inglês, Isaac Deutscher, sendo influenciado por suas ideias trotskistas.

O livro de Trotsky – como outros escritos seus anos de exílio, depois de 1928 – centra-se na polêmica contra a direção soviética e os rumos que ela passou a imprimir à construção do socialismo. Neste sentido, tem o caráter de contraponto à história oficial, sendo também – por sua vez – a história “oficial” não só para os trotskistas, mas também de muitos opositores (socialistas ou burgueses) do stalinismo.

Finalmente, a História do Marxismo, organizada e dirigida por Eric Hobsbawm, merece uma referência aqui. Trata-se de um painel dos principais temas do marxismo e do debate sobre a construção do socialismo desde Marx e Engels até nosso tempo. Embora extremamente valiosa, esta obra tem dois problemas. Em primeiro lugar, abriu espaço a autores não marxistas, que escreveram alguns dos ensaios. Depois, a obra foi escrita sob hegemonia de autores eurocomunistas. Apesar destas limitações, tem ensaios úteis.

Esta indicação bibliográfica foi organizada (faz mais de vinte anos) por blocos temáticos. Ela não é – nem poderia ser – exaustiva, mas apenas uma indicação introdutória para o estudo do socialismo e da Revolução Russa de 1917. Para facilitar a consulta, ao final de cada bloco estão indicados os números dos textos correspondentes.

1. O debate da revolução Russa

A Rússia czarista era a mais atrasada das potências europeias. Ali, o peso do passado feudal ainda muito recente era grande, e o país permanecia dominado por uma monarquia absolutista. Sua classe operária se contava aos milhões, mas a base da população era camponesa, meio em que predominavam o analfabetismo e o preconceito religioso.

Para os bolcheviques, sua revolução seria o estopim para a revolução europeia, encarada como necessária para viabilizar a construção do socialismo. Mas a revolução europeia, que se esboçou na Alemanha, Áustria e Hungria, foi derrotada, e os bolcheviques tiveram de enfrentar a tarefa de construir o socialismo em uma nação muito atrasada. Outras questões também se colocaram. Rompendo com a posição ortodoxa da II Internacional, de que a etapa intermediária entre a Revolução Burguesa e a Revolução Proletária é necessariamente longa, Lênin mostrou que – ao contrário – na revolução russa essas etapas eram complementares, e que a revolução proletária é consequência da revolução democrático-burguesa.

Lênin também compreendia que, no quadro do atraso russo, o caráter da revolução era necessariamente contraditório, ao mesmo tempo proletário e democrático-burguês: a aliança operário-camponesa exprime esse caráter, uma vez que, no campo russo, segundo Lênin, a revolução não era ainda socialista, mas burguesa.

A questão da ditadura do proletariado e seu alcance, um tema que abrange desde as críticas da socialdemocracia contra o fechamento da Assembleia Constituinte e o rompimento da legalidade burguesa, o debate daquilo que alguns consideravam “excessos revolucionários”, até a posição trotskista, em 1920, de militarizar os sindicatos e o trabalho nas fábricas (textos: 1, 18, 22, 24a, 24d, 25, 31, 39, 48, 56, 57, 62, 73, 75, 76, 77, 83, 84a, 84b, 84c, 84d, 84e, 84j, 86, 92, 93, 102, 105, 112, 115, 129, 139, 141, 143, 149)

2. O debate da revolução nos países atrasados

De certa forma, este debate amplia, aprofunda e generaliza o tema do item 1, estendendo suas conclusões para a luta anticolonial.

Os textos aqui referidos dão apenas uma discreta introdução ao tema, pois a bibliografia existente é vasta (textos: 1, 2, 3, 13, 24c, 82, 86, 87, 115, 122)

3. Mencheviques versus bolcheviques, ou socialdemocracia versus revolução

Bolcheviques e mencheviques estiveram em campos opostos desde praticamente a fundação do partido socialdemocrático russo. Divergiam inicialmente sobre a natureza do partido e do vínculo entre ele e seus militantes; sobre a natureza das lutas operárias anteriores à revolução (para os mencheviques deviam ser lutas econômicas e os bolcheviques lutavam para transformá-las em luta política contra o czarismo e contra o capitalismo).

As divergências acentuaram-se quando o czarismo, depois da revolução de 1905, foi obrigado a aceitar a criação de um parlamento muito limitado e controlado pela monarquia. Para os mencheviques, era uma conquista democrática que devia ser mantida a todo custo.

O rompimento entre as duas correntes ocorreu quando, com a Primeira Guerra Mundial, os mencheviques alinharam-se à orientação da socialdemocracia europeia, e apoiaram a burguesia russa no esforço bélico. Mais tarde, com a revolução de fevereiro, e a dualidade de poderes que se seguiu a ela (sovietes versus parlamento burguês), os mencheviques apoiaram o governo provisório burguês e se esforçaram para esvaziar o poder político dos sovietes (textos: 14, 26, 30, 49, 59, 75, 84i, 89, 94, 113, 117, 129, 130)

4. A revolução mundial e o socialismo num só país

A consciência do fracasso da revolução europeia levou a liderança soviética a formular a tese, logo no começo dos anos 1920, do socialismo num só país.

Além de ligar-se à discussão sobre a revolução russa (item 1), este debate apresentou alguns aspectos particulares.

Em primeiro lugar, um grupo de revolucionários, liderado por Trotsky, pensava que a decisão rompia com o compromisso internacionalista do socialismo e do marxismo, e a defesa da revolução permanente e do internacionalismo passou a ser uma das características do trotskismo.

Em segundo lugar a tese teve grande influência na Internacional Comunista e na condução da política exterior soviética. Os interesses da defesa nacional da URSS e da defesa da construção do socialismo naquele país passaram a guiar as decisões sobre o apoio (ou oposição) às iniciativas revolucionárias no exterior (textos: 1, 2, 3, 13, 21, 24c, 24e, 24h, 24i, 24n, 29, 31, 32, 51, 58, 81, 82, 87, 100, 109, 110, 114, 120, 123, 138, 149).

5. A internacional comunista

Concebida por Lênin para suceder à II Internacional, socialdemocrata, e levar adiante o programa revolucionário que ela havia abandonado, a III Internacional nasceu formalmente em março de 1919. Alguns críticos pensam que, desde os anos 1930 até sua desmobilização, em 1943, a Internacional Comunista foi mero instrumento de política exterior do Estado Soviético (textos: 2, 3, 21, 24c, 24h, 24i, 24n, 25, 29, 32, 56, 109, 110, 125, 126).

6. A NEP

Adotada pelo X Congresso do Partido Comunista em março de 1921, a Novaia Ekonomitcheskaia Politika (Nova Política Econômica, ou NEP), eliminou o comunismo de guerra, substituiu a requisição forçada de produtos agrícolas por um imposto em espécie e, ao mesmo tempo, restabeleceu a economia monetária, o comércio interno e autorizou o funcionamento de pequenas empresas capitalistas. Encarada por Lênin como um recuo temporário para reorganizar a economia e facilitar, depois, a retomada do desenvolvimento socialista, a NEP durou até 1929 – toda a década de 1920, portanto. Sua crise, acelerada depois de 1927, suscitou forte debate a respeito da natureza e do ritmo da industrialização, da conveniência de manutenção de um setor de economia de mercado sob o socialismo, dos rumos a serem adotados no desenvolvimento agrícola, e da atitude perante os camponeses enriquecidos (a burguesia rural constituída pelos kulaks) (textos: 1, 15, 18, 19, 24b, 24f, 25, 30, 31, 44, 60, 84t, 124, 125, 126).

7. A luta pela planificação, pela industrialização e pela coletivização da terra

No final dos anos 1920 a liderança bolchevique estava dividida. Alguns pensavam que devia ser mantido um setor de economia de mercado ao lado de um setor socializado da economia. A industrialização devia ter um ritmo lento, voltada basicamente para a produção de bens de consumo, e a coletivização no campo devia conviver com fazendas mercantis particulares, cuja produção podia ser livremente comercializada depois de descontados os impostos.

Para outra corrente de dirigentes, a industrialização básica (com a implantação de indústrias de bens de produção) era a prioridade principal, à qual deviam subordinar-se as demais atividades econômicas. Paralelamente, a burguesia rural devia ser suprimida e a introdução de fazendas coletivas devia ser acelerada.

O primeiro plano quinquenal foi adotado em 1926. Mas o debate entre liberdade de mercado versus planificação centralizada só se tornou intenso a partir do segundo plano quinquenal, baseado na exigência de industrialização acelerada.

Muito rico, esse debate econômico é esclarecedor dos rumos que, nos anos seguintes, a sociedade soviética trilhou (textos: 1, 17, 18, 19, 21, 24b, 24f, 24j, 25, 30, 31, 33, 34, 60, 61, 119, 124, 125, 126 e 142).

8. O debate econômico da construção do socialismo

Outros temas aparecem no debate econômico entre os comunistas, além daqueles citados nos itens 6 e 7 (NEP, industrialização e coletivização do campo).

As possibilidades de sobrevivência do capitalismo, a crise de 1929, a necessidade de aumento da produtividade do trabalho (e, em consequência, a avaliação positiva do taylorismo), a natureza da lei do valor sob o socialismo, a permanência de relações mercantis na transição do capitalismo para o comunismo, a planificação da economia foram algumas das questões que aprofundaram o debate econômico (textos: 4, 5, 15, 18, 19, 20, 21, 24b, 24f, 24j, 24l, 25, 30, 34, 46, 108, 124, 126, 134).

9. A organização do trabalho e os sindicatos

Qual o papel dos sindicatos numa sociedade que constrói o socialismo? Para os bolcheviques, essa foi uma questão importante.

Alguns propuseram pura e simplesmente a militarização dos sindicatos e das fábricas; outros queriam a plena autonomia dos sindicatos e o controle operário das fábricas.

A introdução de incentivos materiais, de pagamento por produção, o sthakanovismo e o taylorismo (isto é, a mais desenvolvida forma de divisão do trabalho sob o capitalismo) causaram grandes debates (textos: 22, 23, 24l, 26, 45, 60, 85, 130)

10. O trotskismo e a oposição de “esquerda”

A oposição de esquerda, que se esboçou nos anos 1920, opôs-se à subordinação dos sovietes ao Estado e ao Partido.

Manifestou-se em alguns episódios dramáticos, como a revolta dos marinheiros em Kronstadt. Enfatizavam a necessidade do controle operário, da autonomia da organização popular e a iniciativa das massas – alguns, mais radicais, eram “basistas” para quem as estruturas partidárias nada valiam ante a iniciativa das massas.

Mas foi em Leon Trotsky, um dos principais dirigentes da Revolução de 1917, que a oposição ao governo soviético encontrou o líder reconhecido, com grande capacidade teórica e organizativa, e que por mais tempo esteve à sua frente.

Essa atividade encontrou apoio não só em remanescentes da oposição de “esquerda”, mas também em libertários e anarquistas europeus, e em revolucionários que se chocavam com o que consideravam como o autoritarismo do governo soviético e com aquilo que chamavam “burocratização” do primeiro Estado operário (textos: 10, 22, 23, 24l, 24m, 26, 37, 45, 57, 76, 80, 85, 124, 130, 138, 139, 140, 141, 142, 146).

11. Stalin e o stalinismo

Dirigente da facção vitoriosa na luta pelo legado de Lênin, Stalin foi – como reconhecem mesmo seus adversários – o mais fiel aplicador do programa de desenvolvimento socialista definido pelo fundador do estado soviético. Responsável pela consolidação do socialismo, não vacilou ante decisões muitas vezes duras e implacáveis. O próprio Lênin se referiu a ele, em sua “Carta ao Congresso” (24-12-1922), pedindo para o cargo de secretário-geral alguém que fosse “mais tolerante, mais leal, mais correto, mais atento com os camaradas, menos caprichoso etc.” que Stalin.

De qualquer modo, Stalin dirigiu a URSS no período dramático, da industrialização acelerada, da coletivização do campo, e da pior guerra jamais enfrentada até então por algum povo, a invasão nazista de 1941 a 1945. Nesse período, conduziu o esforço vitorioso que superou aqueles obstáculos.

Figura central para a avaliação da experiência soviética, a análise de seu desempenho deve ser desapaixonada, contra ou a favor (textos: 1, 2, 20, 21, 24m, 25, 29, 30, 31, 33, 36, 40, 47, 72, 78, 80, 88, 90, 91, 95, 98, 99, 106, 107, 116, 125, 126, 127, 128, 135, 136, 141).

12. Os processos de Moscou e o terror

O grande expurgo no Partido e no Estado, ocorrido nos anos 1930 – nos famosos “processos de Moscou” – afastou muitos antigos revolucionários, e em alguns casos chegou mesmo à sua eliminação física.

Controversos, esses processos têm defensores e opositores apaixonados. O depoimento do embaixador norte-americano Joseph Davis (que assistiu a eles) é, entretanto, favorável à direção bolchevique. De qualquer forma, aqueles processos romperam com uma antiga tradição bolchevique, que vinha do tempo de Lênin: jamais usar a pena de morte para resolver dissenções partidárias (textos: 1, 16, 20, 21, 30, 31, 33, 101, 118).

13. Estado e Democracia

A questão da democracia é um dos temas mais tradicionais entre os comunistas. Sua discussão vem dos tempos de Marx e Engels. A tomada do poder pelos bolcheviques e o início da construção de um Estado operário têm colocado, porém, esta questão em outro patamar.

Algumas medidas tomadas provisoriamente pelo governo soviético, como a proibição de partidos e jornais oposicionistas, a censura, e controle sobre a sociedade civil – impostas pela situação de guerra civil que o país vivia quando foram adotadas – tornaram-se depois dogmas intocáveis. O reforço do poder estatal, a pretexto de, assim, trabalhar para a eliminação do Estado, foi outra distorção cujas raízes estão nos tempos da guerra civil (textos: 1, 16, 18, 20, 21, 24g, 24m, 25, 30, 31, 33, 75, 84f, 84g, 84l, 84m, 84n, 84o, 84p, 84q, 84r, 84s, 95, 101, 106, 107, 124, 134).

14. Partido e centralismo democrático

O Partido Comunista confundiu-se, gradualmente, com o Estado soviético. Com o tempo, sobrepôs-se a ele, tornando-se a instância dirigente incontestável. Elemento destacado da vanguarda da classe operária, o partido sobrepôs-se, também, à própria classe, apresentando-se como seu representante e procurador.

Quando os partidos de oposição foram proibidos e, mais tarde, quando as facções foram proibidas dentro do Partido Bolchevique, feneceu o rico debate que caracterizou aquela agremiação, e que fez sua força e aguçou seu gume revolucionário.

Uma consequência dessa mudança foi a desfiguração do centralismo democrático que, nos tempos de Lênin, era o exercício pela direção partidária da delegação obtida nos congressos e reuniões gerais. Essa atividade de direção democrática – e fiscalizada pelo partido – transformou-se numa caricatura que tornou intocáveis e indiscutíveis as opiniões e decisões da direção partidária (textos: 1, 18, 19, 20, 21, 24g, 24m, 25, 30, 31, 57, 74, 84g, 84h, 84l, 84m, 84o, 84p, 84q, 84r, 84s, 95, 101, 106, 107, 124, 134).

15. Arte, ciência e cultura

A revolução russa de 1917 suscitou um rico florescimento artístico, cultural e científico nos anos 1920. Mais tarde, a valorização de uma arte, de uma ciência e de uma produção cultural “proletárias”, em contraposição à produção cultural e científica “burguesas”, impediu o desenvolvimento daquelas tendências.

O zdanovismo, que levou à consideração de que apenas na URSS, estado proletário, é que poderiam surgir ideias geniais e inovadoras, foi um freio ao desenvolvimento científico e cultural. Não puderam prosperar pesquisas como as do psicólogo Lev Vygotsky, estudos de física quântica (fundamentais para a eletrônica moderna), a química de Linnus Pauling, o estudo das obras de Sigmund Freud e da psicanálise, a realização de pesquisas genéticas etc.

A transformação mecanicista da cultura em um campo de combate político teve consequências drásticas não apenas para cientistas e artistas (e muitos foram perseguidos e impedidos de trabalhar) mas, principalmente, para a sociedade soviética que, em consequência, ficou atrasada em muitos campos do conhecimento. E, principalmente, o próprio marxismo – pensamento rico, criador e em permanente evolução – teve seu desenvolvimento severamente contido por uma compreensão acanhada e mecanicista da dialética e da luta de classes no campo da cultura, da arte e da ciência (textos: 27, 47, 64, 97, 121, 127, 128, 131, 132, 145, 148, 150, 151)

16. As guerras mundiais e a guerra fria

O tratado de Brest Litovsky, logo após a tomada do poder pelos bolcheviques, em 1918, foi a primeira grande controvérsia sobre as relações do novo regime com potências estrangeiras hostis ao poder operário.

A recusa em apoiar a guerra, que uniu os bolcheviques e a esquerda revolucionária em 1914, traduziu-se agora na necessidade imperiosa de chegar a uma paz que, mesmo injusta, permitisse a tomada de fôlego e a reorganização das forças para a consolidação dos avanços obtidos.

No período entre guerras, às vésperas da segunda grande deflagração, essa necessidade de paz para a reconstrução do país orientou a política exterior soviética, culminando no episódio controverso do pacto de não agressão com a Alemanha nazista (1939).

Vitoriosa na Segunda Guerra Mundial – e nação que sofreu o maior custo material e humano na luta contra a agressão nazifascista – a URSS emergiu como uma das potências mundiais envolvidas, agora, em outra guerra, a “guerra fria” movida pelos países capitalistas e suas elites não só contra o antigo bloco socialista, mas contra os comunistas em todo o mundo (textos: 11, 21, 33, 35, 42, 50, 110, 111, 120, 123, 133, 135).

17. O Revisionismo

Fenômeno antigo do marxismo, cujos primeiros sinais se manifestaram no final do século XIX, logo após a morte de Engels, nas teses defendidas por Eduard Bernstein, o revisionismo preconiza o abandono da vida revolucionária para a transformação social e construção do socialismo, e enfatiza a coexistência pacífica, a luta meramente eleitoral e parlamentar, e a ilusão em uma evolução gradual e indolor do capitalismo para o socialismo. Ele se manifestou abertamente no vértice da liderança soviética principalmente após a morte de Stalin (1953) tendo sido adotado como política oficial não declarada desde o XX Congresso do PCUS (1956). Apesar disso, ele está enraizado no próprio desenvolvimento assumido pela transição para o comunismo na URSS desde os anos 1920.

Depois de 1985, com a subida de Mikhail Gorbachev ao poder, a política revisionista se aprofundou e se converteu em apologia do capitalismo e em uma aberta defesa de sua restauração (textos: 6, 7, 8, 12, 14, 28, 38, 41, 52, 53, 54, 66, 67, 68, 70, 78, 79, 91, 94, 96, 105, 136, 144).

18. O social-imperialismo

Muitos críticos da diplomacia soviética encaram a defesa do socialismo num só país e a hegemonia soviética na Internacional Comunista como sinais típicos da política exterior de grande potência.

Embora discutíveis, essas críticas indicam a política exterior soviética do final da Segunda Guerra Mundial, quando a URSS participou da Conferência de Yalta, onde as potências vitoriosas dividiram o mundo em áreas de influência.

Mas foi sob o domínio dos revisionistas, depois da década de 1950, que essa política de grande potência teria passado a impor seus interesses políticos e econômicos às nações sob sua área de influência (textos: 44, 66, 68, 69, 70, 81, 87).

19. O debate sobre a natureza da URSS

Já nos anos 1920 nas polêmicas entre os bolcheviques havia quem encarasse com reservas o caráter socialista da URSS. Os trotskistas, por sua vez, denunciavam a “degeneração” do Estado proletário e sua “burocratização”.

Embora importante, esse debate foi secundário até os anos 1960, quando o predomínio revisionista forçou os estudiosos marxistas a encarar de frente a questão. Surgiram então as teses do socialismo real (que contrapunham o socialismo realmente existente, com suas limitações, ao sonho utópico de um sistema igualitário), do capitalismo de Estado, da restauração capitalista etc. (textos: 18, 19, 20, 21, 31, 41, 43, 44, 104, 105, 125, 126, 137, 147).

20. Obras gerais

Além das obras gerais já referidas na Introdução a esta indicação bibliográfica, outros autores se dedicaram ao estudo da URSS e podem iluminar alguns aspectos importantes de sua evolução. São obras úteis não só para o estudo sistemático, mas também para consulta eventual (textos: 1, 18, 19, 20, 21, 24, 25, 42, 63, 66, 103, 139).

21. Memórias e biografias

A leitura direta das obras dos principais atores do drama histórico representado pela construção do socialismo no século XX é indispensável. Essa leitura é complementada com proveito pelo estudo de suas biografias e das reminiscências daqueles que conviveram com eles. O conhecimento de suas vidas, das circunstâncias em que se envolveram na luta revolucionária, do papel que desempenharam nos momentos decisivos da história, é extremamente útil para uma avaliação isenta e precisa dos acontecimentos (textos: 30, 36, 37, 40, 42, 55, 56, 71, 72, 90, 92, 101, 143, 146).

Bibliografia

1. Academia de Ciências da URSS. História da URSS: época do socialismo, 1917-1957. São Paulo, Grijalbo, 1967.
2. Agosti, A. “As Correntes Constitutivas do Movimento Comunista Internacional”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VI, op. cit.
3. Agosti, A. “O mundo da Terceira Internacional: os Estados maiores”. In Hobsbawm. Eric (org.). História do Marxismo, vol. VI, op. cit.
4. Altvater, E. “O Capitalismo se Organiza: o Debate Marxista Desde a Guerra Mundial Até a Criação de 1929”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VII, op. cit.
5. Altvater, E. “A crise de 1929 e o Debate Marxista sobre a Teoria da Crise”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VIII, op. cit.
6. Amazonas, João e outros. 30 Anos de Confronto Ideológico: Marxismo e Revisionismo. São Paulo, Editora Anita Garibaldi, 1990.
7. Amazonas, João. “As Transformações Sociais na Época da Revolução e do Imperialismo (Exame Crítico da Crise do Socialismo)”. In Amazonas, João e outros, op. cit.
8. Amazonas, João. “Perestroika e Contra-Revolução Revisionista”. In Amazonas, João, e outros, op. cit.
9. Arendt, Hannah. Origens do Totalitarismo. São Paulo, Cia. das Letras, 1989.
10. Arvon, Henri. A Revolta do Kronstadt. São Paulo, Editora Brasiliense, 1984.
11. Bagguley, John. “A Guerra Mundial e a Guerra Fria”. In Horowitz, David (org.), op. cit.
12. Bahro, Rudolf. A Alternativa: Para uma Crítica ao Socialismo Real. São Paulo, Editora Paz e Terra, 1980.
13. Bernal, M. “Mao e a Revolução Chinesa”. In Hobsbawn, Eric (org.), História do Marxismo, vol. XI, op. cit.
14. Bernstein, Eduard. “Em favor do reformismo”. In Mills, C. Wright, op. cit.
15. Bertelli, Antonio Roberto (org.). A Nova Política Econômica (NEP): Capitalismo de Estado – Transição – Socialismo. São Paulo, Editora Global, 1987.
16. Bertin, Claude (editor). Os Processos de Moscou. Rio de Janeiro, Otto Pierre Editores, 1978.
17. Bettanin, Fábio. La Collettivizzacione delle Campagne dell’URSS. Roma, Editori Riuniti, 1978.
18. Bettelheim, Charles. A Luta de Classe na União Soviética, vol. 1, Primeiro Período, 1917-1923. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1978.
19. Bettelheim, Charles. A Luta de Classes na União Soviética, vol. 2, Segundo Período, 1923-1930. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1983.
20. Bettelheim, Charles. A Luta de Classes na União Soviética, Terceiro Período – Os dominados. Lisboa, Publicações Europa-América, s/d.
21. Bettelheim, Charles. A Luta de Classes na União Soviética, Terceiro Período – Os dominantes. Lisboa, Publicações Europa-América, s/d.
22. Brinton, Maurice. Os Bolcheviques e o Controle Operário. Porto, Edições Afrontamento, 1975.
23. Campos, José Roberto. O que é Trotskismo. São Paulo, Editora Brasiliense, 1988.
24. Carr, Edward Hallett. História de la Rússia Soviética.
25. Carr, E. H. A Revolução Russa, de Lênin a Stalin. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 1969.
26. Castoriadis, Cornélius. “O Papel da Ideologia Bolchevique no Nascimento da Burocracia”. In Experiência do Movimento Operário. São Paulo, Editora Brasiliense, 1983.
27. Ceruti, M. “O Materialismo Dialético e a Ciência nos anos 30”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. IX, op. cit.
28. Chestov, V. O PCUS e o Estado na Sociedade Socialista Desenvolvida. Moscou, Editorial Progresso, 1981.
29. Claudin, Fernando. A Crise do Movimento Comunista (V. 1: A Crise Internacional Comunista; V. 2: O Apogeu do Stalinismo). São Paulo, Global Editora, 1985-1986.
30. Cohen, Stephen. Bukharin, uma Biografia Política, 1888-1938. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1990.
31. Comitê Central do PC(b) da URSS. História do Partido Comunista (bolchevique), da URSS. Lisboa, Povo e Cultura, 1974-1975.
32. Dassú, M. “Frente Única e Frente Popular: o VII Congresso Internacional Comunista”, in Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. V, op. cit.
33. Davies, Joseph. Missão em Moscou.
Rio de Janeiro, Editorial Calvino, 1943.
34. Davies, R. W. “As opções Econômicas da URSS”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VII, op. cit.
35. Deutscher, Isaac. “Mitos da Guerra Fria”. In Horowitz, David (org.), op. cit.
36. Deutscher, Isaac. Stalin, uma Biografia Política. Rio de janeiro, Editora Paz e Terra, 1968.
37. Deutscher, Isaac. Trotsky (V. 1: O Profeta Armado; V. 2: O Profeta Desarmado; V. 3: O Profeta Banido). Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1968.
38. Deutscher, Isaac. “A Falência do Kruschevismo”. In Deutscher, Isaac e outros. Problemas e Perspectivas do Socialismo, Rio de Janeiro, Editora Zahar, 1968.
39. Diatchenko, Vitali. Os Primeiros Passos do Poder Soviético. Lisboa, Edições Avante, 1975.
40. Djilas, Milovan. Conversações com Stalin. Porto Alegre, Editora Globo, 1964.
41. Djilas, Milovan. A Nova Classe, uma Análise do Sistema Comunista. Rio de Janeiro, Editora Agir, 1964.
42. Eremburg, Ilhia. Memórias, 1891-1953. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1964.
43. Fernandes, Luiz. “O Marxismo e a Discussão Sobre a Natureza da Sociedade Soviética”. In Amazonas, João e outros, op. cit.
44. Fernandes, Luiz. O Outro Lado do Imperialismo: a Reintegração da Economia Soviética no Mercado Capitalista Mundial. Tese de mestrado apresentada ao Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Mimeo, Rio de Janeiro, 1989.
45. Figueres, Leo. O Trotskismo. Lisboa, Editorial Estampa, 1971.
46. Finzi, R. “Lênin, Taylor, Sthakanov: O Debate Sobre a Eficiência Econômica Após Outubro”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VII, op. cit.
47. Gerratana, V. “Stalin, Lênin e o marxismo-leninismo”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol IX, op. cit.
48. Getzler, I. “Outubro de 1917: o Debate Marxista sobre a Revolução na Rússia”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. V. op. cit.
49. Getzler, I. ”Martov e os Mencheviques Antes e Depois da Revolução”. In Hobsbawm, Eric (org.). In História do Marxismo, vol. V, op. cit.
50. Gitlin, Todd. “Contra-insurreição: Mito e Realidade na Grécia”, In Horowitz, David (org.), op. cit.
51. Gittings, John. “As Origens da Política Externa da China”. In Horowitz, David (org.), op. cit.
52. Gorbachev, Mikhail. “Relato Sobre a Convocação do XXVII Congresso Ordinário do PCUS”. In, URSS – Uma Nova Etapa. Rio de Janeiro, Editora Revan, 1985.
53. Gorbachev, Mikhail. Perestroika: Novas Ideias para Meu País e o Mundo. São Paulo, Editora Best Seller, 1987.
54. Gorbachev, Mikhail. “Intervenção de Abertura do Secretário-Geral do CC do PCUS”. In Perestroika, a Renovação do Socialismo, documentos da 19ª Conferência Nacional do PCUS, 1988. São Paulo, Edições Novos Rumos, s/d.
55. Gprki, Máximo. Lenine. Porto, Edições O Oiro do Dia, 1980.
56. Gruppi, Luciano. O Pensamento de Lênin. Rio de Janeiro, Editora Graal, 1979.
57. Hájek, M. “O Comunismo de Esquerda”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VI, op. cit.
58. H´sjek, M. “A Discussão Sobre a Frente Única e a Revolução Abortada na Alemanha”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VI, op. cit.
59. Hájek, M. “A Bolchevização dos Partidos Comunistas”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VI, op. cit.
60. Hegedus, A. “A Construção do Socialismo na Rússia: o Papel dos Sindicatos, a Questão Camponesa e a ‘Nova Política Econômica’”. In Hobsbawm, Eric (org). História do Marxismo, vol. VII, op. cit.
61. Hegedus, A. ”A Questão Agrária”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol IV, op. cit.
62. Hill, Chistopher. Lênin e a Revolução Russa. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 1963.
63. Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo (12 volumes). Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1983 a 1989.
64. Hobsbawm, Eric, “Os Intelectuais e o Antifascismo”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. IX, op. cit.
65. Horowitz, David (org.). Revolução e Repressão. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 1969.
66. Hoxha, Enver. Los Jruchovistas – Memorias. Tirana, Editora “8 Nentori”, 1980.
67. Hoxha, Enver. “Estratégia e Tática de Kruschev em Nível Interno da União Soviética”. In Amazonas, João e outros, op. cit.
68. Hoxha, Enver. “O Revisionismo Contemporâneo no Poder, Nova Arma da Burguesia Contra a Revolução e o Socialismo”. In Amazonas, João e outros, op. cit.
69. Hoxha, Enver. “O Projeto de Império”. Amazonas, João e outros, op. cit.
70. Hoxha, Enver. El Imperialismo y la Revolucion. Tirana, Editora “8 Nentori”, 1979.
71. Instituto Marx-Engels-Lenine. Lênin, sua Vida e sua Obra. Rio de Janeiro, Editora Vitória, 1945.
72. Instituto Marx-Engels-Lenine. Stalin, Traços Biográficos. Rio de Janeiro, Editora Calvino, 1946.
73. Johnstone, M. “Lênin e a Revolução”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. V, op. cit.
74. Johnstone, M. “Um Instrumento Político de Tipo Novo: o Partido Leninista de Vanguarda”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. V, op. cit.
75. Kautsky, Karl. A Ditadura do Proletariado, e Lênin, Vladimir I. A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky. São Paulo, Editora Ciências Humanas, 1979.
76. Knei-paz, B. “Trotsky: a Revolução Permanente e a Revolução do Atraso”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. V, op. cit.
77. Kochan, Linel. Origens da Revolução Russa 1890-1918. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 1968.
78. Kruschev, Nikita. O que é Stalinismo. Rio de Janeiro, Editorial Vitória, 1956.
79. Kruschev, Nikita. “Discurso perante o XX Congresso, do PCUS”, 25-02-1956. In Mills, C. Wright, op. cit.
80. Lefort, Claude. A Invenção Democrática – Os Limites do Totalitarismo. São Paulo, Editora Brasiliense, 1983.
81. Lênin, Vladimir I. Sobre o Direito de as Nações Disporem de Si Próprias. Lisboa, Editorial Estampa, 1975.
82. Lênin, Vladimir I. “Os Movimentos de Libertação Nacional e a Revolução Socialista. In MILLS, C. Wright, op. cit.
83. Lênin , Vladimir I. O Estado e a Revolução. In Obras Escolhidas, V. 2. São Paulo, Editora Alfa-Omega, 1980.
84 (a a t). Lênin, Vladimir I.: 84a – As Teses de Abril; 84b – Cartas de Longe; 84c – Cartas Sobre Tática; 84d – As Tarefas do Proletariado em Nossa Revolução; 84e – A Catástrofe que nos Ameaça e Como Lutar Contra Ela; 84f – As Tarefas Imediatas do Governo Soviético; 84g – As Eleições à Constituinte e a Ditadura do Proletariado; 84h – A Crise do Partido; 84i – O Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo; 84j – À População; 84l – Sobre a Democracia e a Ditadura; 84m – Que é poder soviético; 84n – Contribuição ao Problema da Ditadura; 84o – Carta ao Congresso; 84p – Páginas do Diário; 84q – Sobre a Cooperação; 84r – Como deve ser Organizada a Inspeção Operária e Camponesa; 84s – Mais Vale Pouco e Bom; 84t – Sobre o Imposto em Espécie – Existem várias edições destas obras, individualmente ou em coletâneas
85. Lênin, Vladimir I. Sobre os Sindicatos. São Paulo, Editora Polis, 1979.
86. Lênin, Vladimir I. “Europa Atrasada e Ásia Adiantada”. In Mills, C. Wright, op. cit.
87. Levesque, Jacques. O Conflito Sino-Soviético. Lisboa, Estúdios Cor, 1974.
88. Lewin, M. “Para uma Conceituação do Stalinismo”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VII, op. cit.
89. Liebich, A. “Os Mencheviques Diante da Construção da URSS”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo vol. VII, op. cit.
90. Ludwig, Emil. Stalin. Rio de Janeiro, Editora Calvino, 1943.
91. Lukács, George. “Carta Sobre o Stalinismo”. In Konder, Leandro. Lukács (antologia). Porto Alegre, LPM, 1980 (contém trecho da “Carta”). Também: Revista Civilização Brasileira, Caderno Especial n.1, novembro de 1967.
92. Luxemburg, Rosa. Textos Escolhidos. Seleção de textos, introdução e notas de Gilvert Badia. Lisboa, Editorial Estampa, 1977.
93. Luxemburg, Rosa. “A Revolução Russa”. In Vários autores, Rosa, a Vermelha, op. cit.
94. Luxemburg, Rosa. “Reforma Social ou Revolução”. In Luxemburg, Rosa. Textos Escolhidos, op. cit.
95. Macneal, R. “As Instituições da Rússia de Stalin”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo Vol. VII, op. cit.
96. Mandel, Ernest. Além da Perestroika – a Era Gorbachev e o Despertar do Povo Soviético (2 vols.). São Paulo, Editora Busca Vida, 1989.
97. Marcuse, Herbert. Marxismo Soviético – uma Análise Crítica. Rio de Janeiro, Editora Saga, 1969.
98. Marek, F. “Sobre a Estrutura Mental de Stalin”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VII, op. cit.
99. Marek, F. “A Desagregação do Stalinismo”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. X, op. cit.
100. Medvedev, R. A. “O Socialismo em um Só País”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VII, op. cit.
101. Medvedev, Roy. Os Últimos Dias de Bukharin. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1985.
102. Medvedev, Roy. Era Inevitável a Revolução Russa?. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1978.
103. Mills, C. Wright. Os Marxistas. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 1968.
104. Nair, K. e outros. Crítica de la Economia Política, V. 2: La Natureza de los Países del Este. Barcelona, Editorial Fontana, 1977.
105. Nair, K. “Charles Bettelheim, Subvertor de la Ciência”. In Nair, K. e outros, op. cit.
106. Netto, José Paulo. O que é Stalinismo. São Paulo, Editora Brasilense, 1988.
107. Netto, José Paulo. Stalin (Coletânea de textos) (Vol. 29 da Coleção Grandes Cientistas Sociais). São Paulo, Editora Ática, 1982
108. Nove, A. “Economia Soviética e Marxismo: Qual o modelo Socialista?” In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VII, op. cit.
109. Opat, J. “Do antifascismo aos ‘socialismos reais’”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. X, op. cit.
110. Procacci, G. “A 'Luta pela Paz' no Socialismo Internacional às Vésperas da Segunda Guerra Mundial”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VI, op. cit.
111. Reberioux, M. “O Debate Sobre a Guerra”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, Vol. IV, op. cit.
112. Reed, John. Os Dez Dias que Abalaram o Mundo. São Paulo, Editora Global, 1978.
113. Reiman, M. “Os Bolcheviques Desde a Guerra Mundial até Outubro”. In Hobsbawm, Eric. (org.). História do Marxismo, vol. V, op. cit.
114. Rovida, G. “A Revolução e a Guerra na Espanha”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo vol. VI, op. cit.
115. Salvadori, M. L. “A Social-Democracia Alemã e A Revolução Russa de 1905: O Debate sobre a Greve de Massas e sobre as Diferenças entre o Oriente e o Ocidente”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, Vol. III, op. cit.
116. Salvadori, M. L. “A Crítica Marxista do Stalinismo”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, Vol. VII, op. cit.
117. Scherrer, J. “Bogdanov e Lênin: o Bolchevismo na Encruzilhada”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol III, op. cit.
118. Sayers, Michael, e Kahn, Albert E. A Grande Conspiração – e a Guerra Secreta Contra a Rússia Soviética. São Paulo, Editora Brasiliense, 1959.
119. Seleunskaia, Valéria e Tetiuchev, Vladimir. A Verdade Sobre a Coletivização na URSS. Moscou, Editorial Progresso, 1982.
120. Silveira, Joel e Moraes Neto, Geneton. Hitler-Stalin o Pacto Maldito. Rio de Janeiro, Editora Record, 1990.
121. Sochor, J. “Lukács e Korsch: a Discussão Filosófica dos anos 20”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. IX, op. cit.
122. Sofri, G. “Os Problemas da Revolução Socialista nos Países Atrasados”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VIII, op. cit.
123. Spriano, P. “O Movimento Comunista Entre a Guerra e pós-Guerra: 1938-1947”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. X, op. cit.
124. Stalin, Joseph. Luta Contra o Trotskismo (Informe à Sessão Plenária do CC do PC(b) da URSS, em 3 de março de 1937). Rio de Janeiro, Editora Vitória, 1949.
125. Stalin, Joseph. Em Marcha para o Socialismo. São Paulo, Quilombos, 1980.
126. Stalin, Joseph. Problemas Econômicos do Socialismo na URSS. São Paulo, Editora Anita Garibaldi, 1985.
127. Stalin, Joseph. Materialismo Dialético e Materialismo Histórico. São Paulo, Editora Global, 1978.
128. Stalin, Joseph. “Bases do Leninismo”. In Mills, C. Wright, op. cit.
129. Strada, V. “A Polêmica Entre os Bolcheviques e Mencheviques Sobre a Revolução de 1905”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. III, op. cit.
130. Strada, V. “Lênin e Trotsky”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. V, op. cit.
131. Strada, V. “Da Revolução Cultural ao Realismo Socialista”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. IX, op. cit.
132. Strada, V. “Do Realismo Socialista ao Zdhanovismo”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. IX, op. cit.
133. Taylor, A. P. Origens da Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 1964.
134. Telo, M. “Bukharin: Economia e Política na Construção do Socialismo”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo, vol. VII, op. cit.
135. Thomas, Hugh. Armed Truce, The Beginnings of the Cold War, 1945-1946. Nova York, Editora Atheneum, 1987.
136. Togliatti, Palmiro. “Respostas a Nove Perguntas Sobre o Stalinismo”. In Mills, C. Wright, op. cit.
137. Tilbert, G. “A Propósito de la Naturaleza de la URSS”. In Nair, K. e outros, op. cit.
138. Trotski, Leon. “Teoria da Revolução Permanente”. In Mills, C. Wright, op. cit.
139. Trotski, Leon. História da Revolução Russa. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1978 (três volumes).
140. Trotski, Leon. Minha Vida, Ensaio Auto-Biográfico. Rio de Janeiro, Editora José Olympio, 1942.
141. Trotski, Leon. A Revolução Traída. São Paulo, Editora Global, 1980.
142. Trotski, Leon. “Tesis Sobre la Situacion Económica de la Rússia Soviética desde el Punto de Vista de la Revolucion Socialista” (teses apresentadas ao IV Congresso da Internacional Comunista em 1º-12-1922). In Nair, K., op. cit.
143. Vários Autores. Rosa, a Vermelha. São Paulo, Editora Busca Vida, 1988.
144. Vários Autores. URSS, A Caminho da Sociedade Comunista. Lisboa, Editorial Estampa, 1975.
145. Vasquez, Adolfo Sanches. As Ideias Estéticas de Marx. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1978.
146. Walter, Gerard. Lênin. Barcelona, Ediciones Grijalbo, 1974.
147. Webb, Sidney James e Webb, Beatrice. URSS: Uma Nova Civilização. Rio de Janeiro, Editora Calvino, 1945.
148. Willet, J. “Arte e Revolução”. In Hobsbawm, Eric (org.). História do Marxismo vol. IX, op. cit.
149. Williams, William Appleman. “Intervenção Americana na Rússia, 1917-1920”. In Horowitz, David (org.), op. cit.
150. Zdanov, Andrei. Sur la Litterature, la Philosophie et la Musique. Paris, Les Editions de la Nouvelle Critique, 1950.
151. Zdanov, Andrei. “Discurso ao Primeiro Congresso dos Escritores Soviéticos” (17-08-1934). In Frederico, Celso. Fundamentos Sociológicos da Educação. UFSCAR, Centro de educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Carlos, 1986.
152. Revista Civilização Brasileira. Caderno Especial, nº 1, novembro de 1967.