Filme resgata a história pós-morte de Eva Perón

Carinhosamente chamada de “Evita”, a primeira dama argentina Eva Perón morreu muito jovem, aos 33 anos, em decorrência de um câncer de útero. Seu corpo permaneceu exposto à visitação pública até o golpe de Estado que derrubou seu marido, Juan Perón, em 1955. Toda a história que vem depois é bastante conturbada, e é exatamente este regate que o filme Eva Não Dorme se propõe a fazer.

Eva não dorme - Divulgação

Lançado durante o Festival de Cinema de Mar del Planta, Eva Não Dorme foi um dos mais destacados na categoria Classe A, em meio a 400 filmes. Sob a direção de Pablo Aguero, a obra foi considerada “comovente”, por relatar com sensibilidade única o drama pelo qual passou o cadáver de Eva Perón.

"Tivemos que esperar, mas chegou. Teve que deixar passar várias décadas depois de sua morte e 30 edições do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, para que Eva Perón finalmente tivesse um filme à altura da densidade de sua lenda", afirmou o jornal local Infonews.

O filme não relata a vida de Eva, mas sim tudo que aconteceu com seu corpo depois de sua morte. O médico argentino que a embalsamou disse ter feito um “trabalho perfeito”, e devido à sua baixa estatura, à pele muito branca, e ao vestido delicado de cetim, a sensação de se tinha era de olhar para uma “boneca”.

Porém, depois do golpe que derrubou Perón, o corpo foi enterrado no Cemitério Monumental de Milão, na Itália, e lá permaneceu por 16 anos. Só em 1971 foi enviado para a Espanha e entregue ao ex-presidente que estava exilado em Madri.

Foi a terceira mulher de Perón, Isabelita, quem levou o corpo de Evita para a Argentina para que ficasse exposto. Mas novamente a tentativa durou pouco e finalmente “Eva dormiu”, quando foi enterrada no mausoléu da família Duarte, no cemitério de Recoleta, em Buenos Aires.

O filme toma como ponto de partida a morte de Evita e se detém em tópicos centrais da história argentina como o bombardeio à Praça de Maio (1955) no marco do golpe de Estado. Também aborda o trabalho de embalsamamento, o roubo do cadáver nas mãos dos militares e o sequestro e justiçamento do sangrento general golpista Pedro Eugenio Aramburu por parte do grupo guerrilheiro Montoneros.

Assista ao trailer oficial em espanhol: