Farc e governo colombiano retomam Diálogos de Paz

Representantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano se reúnem nesta terça-feira (3), em Havana, Cuba, para continuar os Diálogos de Paz.

Diálogos de Paz - Telesur

A agenda do encontro propõe dar continuidade ao debate sobre a reparação das vítimas de violência e dar fim ao conflito armado que já dura mais de 60 anos. Durante as sessões realizadas no início de outubro, o processo de paz avançou em alguns aspectos, entre eles a busca e identificação dos desaparecidos e a entrega digna dos corpos aos familiares.

Para alcançar tais objetivos as partes solicitaram que a Comissão de Busca de Desaparecidos crie, em um período de quatro meses, um plano de recomendações para o tema com respaldo de organizações especializadas e defensores dos direitos humanos.

Além disso, as partes estabeleceram um acordo que propõe a criação de uma Unidade Especial composta por pessoas afetadas pelo conflito armado, para localizar os desaparecidos.

Durante a última reunião entre o governo e as Farc foi destacada a exigência tanto das vítimas, quanto da sociedade, de estabelecer mecanismos jurídicos capazes de garantir a paz, de fato, após o fim do conflito.

As Farc manifestam desejo de formular novos acordos, durante as discussões que iniciaram nesta terça-feira, a fim de conquistar o mais breve possível a maior de todas as conquistas que se espera deste processo: a implementação de um acordo final definitivo.