Delegação iraniana busca fortalecer intercâmbio agrícola com Brasil 

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Irã, deputado Wadson Ribeiro (PCdoB-MG), acompanhou a delegação de parlamentares da Comissão de Agricultura do Conselho Consultivo da República Islâmica do Irã na agenda de atividades que cumpre no Brasil. Segundo Wadson, a vinda da delegação iraniana tem como objetivo fortalecer os laços entre os dois países.  

Delegação iraniana busca fortalecer intercâmbio agrícola com Brasil - Ass. Dep. Wadson Ribeiro

“O Brasil está retomando com força as relações com o Irã. Eles têm interesse no nosso agronegócio e na produção de alimentos. É uma agenda produtiva e de alto nível”, disse Wadson que, na terça-feira (27), acompanhou o grupo em um encontro com a ministra da Agricultura, senadora Katia Abreu.

A reunião tratou de diversos temas do intercâmbio comercial, técnico e científico na área agrícola entre o Brasil e o Irã. Essa mesma pauta foi discutida com a Frente Parlamentar do Agronegócio na Câmara dos Deputados.

Nesta quarta-feira (28), Wadson acompanhou a delegação parlamentar iraniana em uma reunião na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, com a participação da presidenta da comissão, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Irã participou ainda de um almoço na embaixada do Irã, em Brasília. Na quinta (29) e na sexta-feira (30) a delegação se reúnem com representes do Embrapa. Durante a agenda, o deputado Wadson recebeu o convite oficial para visitar o país persa.

No começo do mês de setembro, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajou à Teerã para discutir a retomada de um diálogo mais intenso com o Brasil e oportunidades de comércio.

Além da visita do chanceler brasileiro, a presidenta Dilma Rousseff também se reuniu com o presidente do Irã, Hasan Rowhani, durante a reunião anual da Assembleia-Geral da ONU, realizada em Nova Iorque, no final de setembro.