“O governo de São Paulo equivocou-se ao descartar o apoio do Governo Federal”

No dia 17, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) foi à tribuna da Câmara para exigir mudanças nas políticas de segurança pública. Para ela "as causas deste quadro terrível ficam ocultas e intac

Segundo a deputada, “a violência em São Paulo trata-se da verdadeira guerra urbana. O ataque que a sociedade e a polícia sofreram é resultado de uma combinação de fatores, que tornam a questão extremamente complexa. Qualquer fórmula mágica que seja apresentada neste momento, é apenas um meio de se aproveitar politicamente da dor dos brasileiros vítimas da violência”.

Em seu pronunciamento, Jandira registrou “a posição equivocada do governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), ao descartar o apoio logístico e operacional oferecido pelo Governo Federal. O ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, em nome do governo, colocou à disposição de São Paulo a Força Nacional de Segurança, constituída por uma tropa de elite de 4.500 homens, especialmente treinada para este tipo de situação”.

”O fato é que estas organizações criminosas que atuam em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e outras unidades da Federação precisam ser tratadas como um problema de caráter estratégico para o Estado brasileiro. A dimensão, ousadia, capacidade de coordenação e poder de fogo destas organizações, com uma freqüência cada vez maior, colocam a população sob as teias da violência”, destacou Jandira.

Sobre o papel do Parlamento, Jandira disse que é papel da Casa “debater a falência do sistema prisional, seja na recuperação e reinserção social, ou no impedimento de que outros crimes sejam ordenados de dentro dos presídios. A falta crônica de investimentos sociais estimula o sentimento de ausência do Estado e a certeza de que as únicas oportunidades para os jovens da periferia são as proporcionadas pelo crime”.

”Além disso, as políticas de prevenção são responsabilidade dos três níveis de governo. Apesar da responsabilidade dos Estados, assistimos a omissão de alguns gestores municipais nas políticas públicas, exemplo que trago de minha cidade, o Rio de Janeiro, onde a falência do modelo de governo de exclusão social, no poder há 12 anos, mostra seus tristes resultados hoje”, concluiu a deputada.
 
Jandira ainda criticou a politização da crise da segurança pública: “a integração proposta pelo governo federal através do SUSP, foi muitas vezes dificultadas pelos governos estaduais, particularmente Rio e São Paulo, por questões político-eleitorais acima do interesse dos cidadãos”.