Mais de 40 mil argentinos votam no exterior

Começou na Argentina a votação para as eleições presidenciais que decidirão o futuro do projeto inaugurado em 2003. As autoridades confirmaram a abertura de 13,5 mil colégios eleitorais, que receberam mais de 94 mil mesas de votação. A expectativa é que 32 milhões de eleitores compareçam para votar.

Argentino votando em Tókio - Telesur

No exterior a votação já começou. De acordo com as autoridades argentinas, aproximadamente u milhão de argentinos residem no exterior, destes 40,2 mil formalizaram os trâmites necessários para garantir sua participação nestas eleições. Serão cerca de 200 mesas eleitorais distribuídas em 70 países.

O Ministério das Relações Exteriores informou que o número de eleitores no exterior cresceu 10% em relação ao pleito legislativo de 2009. O Governo argentino destaca que o voto no exterior não é obrigatório. Segundo a norma vigente, o cidadãos argentinos só precisam informar a troca de domicílio para o país onde reside.

Um quarto dos argentinos residentes no exterior, que já votaram neste sábado, vivem nos Estados Unidos, 12% na Espanha, 6% no Uruguai, 16% estão distribuídos entre Brasil, Alemanha e Chile.

A cidade de Los Angeles, Califórnia (EUA), conta com mais de 6 mil argentinos, Madrid (Espanha) com 3 mil. Estas duas cidades encabeçam a lista do número de eleitores residentes fora da nação latino-americana que confirmam presença nestas eleições.

Do outro lado do mundo, em Tókio, Japão, a votação também ocorreu neste sábado (24), no Consulado Argentino. Na Itália 100 argentinos confirmaram seus votos para o pleito.

No Paraguai, país vizinho, as eleições ocorrem neste domingo (25). De acordo com informações da Embaixada Argentina naquele país, todos os residentes com mais de 6 meses de vivência no Paraguai têm o direito de exercer o voto. O pleito ocorre no prédio da Embaixada ao longo de todo o dia.