Novo desenho da TV Brasil valoriza cultura negra

O novo desenho animado da TV Brasil, lançado nesta segunda-feira (19), vai valorizar a cultura negra. O lançamento foi feito em uma escola pública no bairro do Jabaquara, na capital paulista. O centro educacional trabalha com uma série de políticas de combate ao racismo. A animação Guilhermina e Candelário, produzida na Colômbia, traz a história de uma família negra.

Desenho Guilhermina e Candelário - Rovena Rosa/Agência Brasil

O pequeno João Vitor foi uma das crianças (todas com idade entre 4 e 5 anos) a assistir o desenho pela primeira vez. Ele, que disse já ter sido vítima de racismo, acha que o desenho vai ajudar a combater o preconceito racial.

Guilhermina e Candelário são irmãos que vivem em uma pequena praia. Sonhadores, transformam cada dia em uma incrível aventura. Eles esperam ansiosamente a chegada do Vô Faustino, um velho pescador, a quem contam suas aventuras. O avô desfruta das histórias narradas pelos netos e em alguns casos é cúmplice delas, compartilhando sua experiência de vida e grande sabedoria sobre o entorno natural e inspirando-lhes amor e respeito por todos os habitantes do mundo marinho e costeiro. A animação é uma coprodução da Señal Colombia com a Fosfenos Media.

O secretário Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e Direitos Humanos, Ronaldo Barros, destacou que o gênero é inédito na televisão aberta brasileira, com a maioria dos personagens negros. "Sem se ver na TV, a criança não se sente aceita na sociedade”, disse.

Para a gestora do CEU Caminho do Mar (centro educacional onde aconteceu o lançamento), Marineusa Medeiros, o desenho irá “favorecer o desenvolvimento tanto cognitivo, como emocional de cada uma das crianças”, destacando que é mais comum o acesso aos personagens da Disney, com princesas loiras e brancas.

O secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Pestana, que também é cartunista, diz que é preciso trabalhar para reduzir a carência de negros nos meios de comunicação e em outros postos de destaques na sociedade. “A gente sabe que, infelizmente, os meios de comunicação reproduzem muito a presença mais europeia".

O desenho pode ser visto na TV Brasil de segunda a sábado, na Hora da Criança, em dois horários, das 8h15 às 12h e das 12h30 às 17h; e aos sábados das 8h15 às 12h. Serão 20 episódios, de 12 minutos cada, que contarão as aventuras de Guilhermina e Candelário.