Aldo Rebelo discute parceria com Suécia e Finlândia na área da Defesa 

O Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, acompanha a presidenta Dilma Rousseff, em visita oficial à Suécia e à Finlândia, que começou no domingo (18) e será concluída nesta terça-feira (20). Nos dois países, Rebelo participa de reuniões bilaterais com os ministros da Defesa com o objetivo de aprofundar a cooperação na área de defesa. Ele também acompanha à presidenta na visita à empresa Saab, em Linköping (Suécia), que atua no desenvolvimento dos caças Gripen NG.  

Ministro discute parceria com Suécia e Finlândia na área da Defesa - Ministério da Defesa

O objetivo da viagem presidencial à Suécia é dinamizar as relações bilaterais, por meio da adoção no Novo Plano de Ação de Parceria Estratégica. A decisão do Brasil de comprar caças Gripen NG abriu uma nova fase na parceria entre os dois países, com incremento dos fluxos recíprocos de comércio e investimentos e da cooperação em ciência, tecnologia, educação e defesa.

A Presidência da República encaminhou , na última sexta-feira (16), ao Congresso Nacional o texto do Acordo Quadro sobre cooperação na área de defesa, assinado pelos dois governos em 3 de abril de 2014. O texto tem de ser aprovado (ratificado) pelas duas Casas do Congresso Nacional para que ganhe vigência internacional. Depois disso, retornará à Presidência da República para ser promulgado.

O processo de cooperação entre os dois países também ganhou impulso com a 2ª Reunião do Grupo de Trabalho Bilateral de Defesa Brasil-Suécia, realizado em maio e junho deste ano. Uma série de possibilidades de cooperação surgiu a partir dos encontros, como o desenvolvimento de software, a cooperação industrial, as operações de leasing e venda direta de aeronaves da Força Aérea e a troca de experiências em operações de paz.

Visita à Saab

Na visita à Saab, que ocorre nesta segunda-feira (19), o ministro se reúne com o presidente do Conselho de Administração da Saab, Peter Vallenberg, e com o CEO da empresa, Hakan Bushke.

Segundo o acordo de compra dos caças, a Saab se comprometeu a transferir 100% da tecnologia do Gripen para o Brasil e estabelecer uma produção conjunta do mais recente
modelo Gripen NG na Suécia e no Brasil, em parceria com a Embraer.

O ministro também manterá contato com 46 engenheiros brasileiros, sendo 44 da Embraer e dois da AEL Sistemas. Esses profissionais são os precursores do processo de transferência de tecnologia do Gripen para o Brasil. No total, mais de 200 engenheiros serão enviados à Suécia com esse objetivo.

Na Suécia

Na Suécia, o ministro Aldo Rebelo teve encontro, no domingo, com o ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist. Os dois trataram de questões relacionadas à cooperação no projeto FX-2 e à perspectiva de intensificação das parcerias na área de defesa.

O ministro também conheceu o trabalho do Grupo de Acompanhamento e Controle, criado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para acompanhar todas as etapas do desenvolvimento do projeto FX-2.

O Projeto FX-2 é um programa de reequipamento e modernização da frota de aeronaves militares supersônicas da FAB, criado em 2006 no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em substituição ao programa anterior, denominado Projeto FX, após acréscimos de vários requisitos e uma mudança nos requisitos estabelecidos no então Projeto FX, na época considerado problemático e pouco ambicioso.

Ainda na Suécia, o ministro participa da inauguração do escritório da Adidância de Defesa, visita unidades militares e se encontra com estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras.

Finlândia

Na terça-feira, o ministro segue para Helsinque, capital da Finlândia, junto à comitiva da Presidenta Dilma Rousseff. Na cidade, o ministro se reuni com o ministro da Defesa finlandês, Jussi Niinistö.

O objetivo do encontro é intensificar as relações bilaterais para a promoção da cooperação na área da defesa, especialmente nos setores de pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico, material e serviços de defesa.

Os dois ministros também vão discutir o compartilhamento de conhecimentos e experiências nas áreas científica e tecnológica e a colaboração em assuntos relacionados a sistemas e equipamentos no domínio da defesa, incluindo o uso de equipamento militar produzido nos dois países.