Reconstrução é uma das prioridades do novo governo do Nepal

O primeiro-ministro do Nepal, o comunista Khadga Prasad Oli, reiterou nesta segunda-feira (19) seu compromisso em avançar na reconstrução do país, devastado por recentes terremotos, e de dialogar com os manifestantes que protestam contra a nova Constituição.

Khadgar Prasad Oli

Durante uma reunião na sede do governo, Oli destacou a necessidade de proporcionar ajuda aos sobrevivientes das catástrofes de 24 de abril e de 12 de maio, que causaram quase nove mil mortos e mais de vinte e dois mil feridos.

Muitas casas e escolas foram destruídas, daí a necessidade de apoiar os afetados, assinalou o também líder do Partido Comunista Unificado Marxista-Leninista.

O primeiro ministro disse que logo se resolverá a obstrução do tráfego de mercadorias com a Índia.

Desde meados de agosto, os habitantes do Terai, uma extensa faixa na região meridional que faz fronteira com o país vizinho, mantêm paralisada a região e impedem a entrada de todo o tipo de mercadorias.

Os manifestantes das etnias Tharu e Madhesi exigem mudanças na Constituição que lhes permita contar com sua própria província e uma maior representação política.

No entanto, os defensores da lei fundamental destacam que o texto adota os princípios do republicanismo, do federalismo e da laicidade, além de proteger os direitos de setores marginalizados como as mulheres e grupos religiosos ou étnicos minoritários.

O desemprego provocou o fechamento de fábricas, comércios, escolas e instituições oficiais, o que causou graves danos à economia nacional em especial depois do bloqueio dos manifestantes aos pontos alfandegários com a Índia, o principal sócio comercial de Nepal.

Depois de semanas de pressão, há problemas de abastecimento de combustível, remédios e alimentos em várias regiões do país, além de outros produtos de primeira necessidade.

No último domingo o parlamento nacional elegeu a Oli como novo premiê em substituição de Sushil Koirala, do Partido do Congresso, que aspirava a um novo mandato.