Fortaleza terá maior projeto Minha Casa Minha Vida do país

Mais de 1.700 famílias serão beneficiadas com a construção da primeira etapa do residencial Luiz Gonzaga. A ordem de serviço foi assinada na última sexta-feira (16/10), pelo prefeito Roberto Cláudio e pelo governador Camilo Santana, no bairro Ancuri (Regional VI). O conjunto habitacional abrigará 1.760 unidades e receberá investimentos de R$ 130,6 milhões oriundos da União e do Estado.

“Temos hoje em Fortaleza o maior conjunto de investimentos em casas populares da história da cidade. São pelo menos mais de 20 mil casas em construção com a previsão de mais cinco mil para o ano que vem”, disse o Prefeito. Segundo ele, é compromisso da Prefeitura garantir um direito básico do cidadão, que é ter uma moradia digna para criar seus filhos.

O empreendimento é o maior do Brasil dentro do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) – Entidades. "Este é um dos maiores sonhos das famílias, uma grande conquista dos movimentos sociais. Isso mostra a importância da parceria entre Prefeitura e Estado", afirmou o governador Camilo Santana.

Segundo a doméstica Flaviane da Silva, moradora do Dias Macedo, mãe de três filhos, “só em ter meu cantinho é bom demais. Não ter que dividir meu espaço, nem pagar aluguel. É praticamente um sonho”.

A presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Eliana Gomes, considera de grande importância a entrega deste conjunto. “São mais de 100 entidades envolvidas aqui hoje, nesta luta, para que as pessoas tenham um local digno para morar. Nosso papel foi o de dar assessoria para esses movimentos sociais se organizarem”, disse.

O projeto do residencial também prevê a construção de praças e centros de lazer, pistas para caminhada, campo de futebol, quadras de areia, playground e demais espaços de convivência.

MCMV em Fortaleza

O Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1 tem contratados em Fortaleza 25.088 unidades habitacionais, distribuídas entre 29 empreendimentos. Destas, estão em construção 21.632 unidades em 20 projetos.

Entregas de empreendimentos (Habitafor)

– São Domingos (120 unidades) – empreendimento MCMV da PMF – Regional VI
– Urubu (24 unidades) – empreendimento da PMF – OGU – Regional I
– Independência II (49 famílias da comunidade Urucutuba) – empreendimento do governo do Estado/ MCMV – Regional V
– Vila do Mar II (84 Conjunto Padre Caetano) – empreendimento da PMF – OGU – Regional I
– Cidade Jardim I (174 famílias do CDI/Aerolândia) – empreendimento do governo do Estado/MCMV – Regional V
– Cidade Jardim I (298 famílias do Dias Macedo/pessoas que deveriam ir para o conjunto Bacia do Cocó que está ocupado) – empreendimento do governo do Estado/MCMV

Saiba mais

O conjunto habitacional integra o programa Agenda Fortaleza, uma ação integrada entre Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza que permite a realização de atividades em variados setores e a ampliação de serviços à população.

O residencial Luiz Gonzaga está localizado no bairro Ancuri e em sua primeira fase serão construídos cinco módulos. As unidades habitacionais possuem 47,3m² divididos em dois quartos, cozinha, um banheiro, sala e varanda. O projeto do residencial também prevê a construção de praças e centros de lazer, pistas para caminhada, campo de futebol, quadras de areia, playground e demais espaços de convivência. A construção será realizada pela Construtora Fujita Engenharia.

O programa "Minha Casa, Minha Vida (MCMV) – Entidades" contempla os movimentos sociais que se habilitam, apresentam a demanda e são os responsáveis pela gerência do empreendimento; com apoio técnico, operacional e financeiro do poder público. Seis entidades estão sendo beneficiadas: Cearah Perifeira, Associação Habitat para a Humanidade, Federação das Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza, Sociedade Comunitária de Habitação Popular Unidos do Curió, Associação dos Moradores do Parque Novo Paraíso e Associação Comunitária do Parque Jerusalém.

O Programa "Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1" tem contratados só em Fortaleza 25.088 unidades habitacionais, distribuídas entre 29 empreendimentos. Destas, estão em construção 21.632 UHs, em 20 projetos.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado