Sem categoria

PCdoB condena atentado terrorista na Turquia

Um criminoso atentado terrorista foi cometido na capital da Turquia, Ancara, no último sábado (10). Segundo agências noticiosas, trata-se do mais grave e mortal atentado de toda a história do país, que se encontra em plena campanha eleitoral.

Por José Reinaldo Carvalho*

Atentados em manifestações em Ancara matam mais de 90 pessoas(Adem Altan/AFP)

Mais de 100 pessoas morreram e centenas de outras estão feridas, em consequência da explosão de bombas contra uma manifestação pacifista organizada pelo Partido Democrático Popular (HDP).

O Partido Comunista do Brasil, por meio de sua Secretaria de Política e Relações Internacionais, condena energicamente a ação terrorista, manifesta sua solidariedade com os democratas e patriotas turcos, especialmente os camaradas do HDP. Condenamos toda forma de terrorismo, incluindo o terrorismo de Estado, exercido de maneira aberta ou camuflada pelas potências imperialistas e suas agências.

A manifestação organizada pelo HDP era uma manifestação democrática e pacifista, pedia a paz entre o governo nacional turco e os rebeldes combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). Até agora nenhuma força reivindicou a autoria do atentado. O governo, que condenou o ato criminoso, considera que o principal suspeito é a organização terrorista “Estado Islâmico”. Já a oposição opina que por trás do atentado pode estar a “mão invisível” do governo.

O governo turco deve prestar contas pela política ambígua que desenvolve no Curdistão sírio e pelo apoio político, logístico, econômico e militar que brinda a outros grupos armados da oposição ao governo legítimo e constitucional do presidente sírio Bashar al Assad. Esses grupos são considerados pela Turquia e seus aliados europeus, estadunidenses e monarquias reacionárias árabes como “oposição democrática e moderada”.

Ao manifestarmos solidariedade com as forças democráticas e progressistas da Turquia, auguramos que o país consiga dissipar o cenário sangrento em plena campanha eleitoral e que o pleito que se realizará no final deste mês resulte no fortalecimento das forças da democracia e do progresso social na Turquia.