Dilma e Wagner Moura debatem ações de combate ao trabalho escravo

Durante sua visita à Colômbia, na última sexta-feira (9), a presidenta Dilma Rousseff se encontrou com o ator brasileiro Wagner Moura para falar sobre a campanha 50 for Freedom (50 pela Liberdade), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que busca erradicar o trabalho escravo no mundo todo.

Dilma e Wagner Moura falam sobre combate ao trabalho escravo - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

De acordo com o ator, que é embaixador da OIT, a ação espera que, até 2018, 50 líderes no mundo ratifiquem o novo protocolo da OIT sobre condenação ao trabalho escravo por meio de decisão dos Congressos. No encontro, a presidenta se comprometeu em fazer a solicitação chegar ao Legislativo e a lutar contra qualquer retrocesso nessa área.

“Eu gostaria de pedir à presidenta o empenho do Executivo para que essa solicitação chegue ao Congresso o mais rápido possível, e que o Brasil seja o segundo país a assinar esse protocolo. O Níger já assinou”, disse o Wagner.

Moura também elogiou a atuação da presidenta no combate ao trabalho escravo. “A Dilma é uma presidenta que tem uma militância com a questão dos direitos humanos, luta pela dignidade das pessoas”.

No encontro, Moura entregou à presidenta um livro de fotos chamado Retrato Escravo no Brasil, de João Roberto Ripper e Sérgio Carvalho. A publicação foi elaborada pela OIT e é composta por fotos que mostram o ciclo da escravidão contemporânea no Brasil.