Assistência Técnica Rural atende mais de 16 mil jovens do campo

Mais de 16 mil jovens do meio rural de 14 estados vão receber Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A chamada pública, lançada em abril, selecionou 36 entidades que prestarão serviços para jovens agricultores e agricultoras para promover a agroecologia, a sucessão rural e o fortalecimento da agricultura familiar, por meio da inclusão produtiva, da geração de renda e do acesso às políticas públicas.

Juventude do campo - MDA

O valor investido na prestação dos serviços, em 36 municípios, soma R$ 76,7 milhões e envolve mais de 200 técnicos em campo. O início das atividades, conforme explica a assessora para a juventude do MDA, Luiza Dulci, está previsto para janeiro de 2016 e terá duração de três anos. “É um resultado muito positivo. Já era uma chamada esperada há algum tempo e voltada especificamente para as questões da juventude, como permanência no meio rural, a relação com a família e com a propriedade. E isso tudo está no desenho da chamada”, afirma.

Os contratos preveem a realização de atividades individuais e coletivas com os jovens rurais, focado na agroecologia, na promoção do acesso às políticas públicas e na criação de um “projeto de vida” do jovem do campo. “É uma chamada que prevê um investimento muito alto e vai atender um número muito bom de jovens. Por isso, estamos nos preparando para fazer uma boa capacitação com essas entidades selecionadas, para que elas entendam quais são as prioridades que a gente quer que sejam trabalhadas ao longo desses três anos. E esperamos resultados objetivos, para que esses jovens possam realmente estruturar seus projetos de organização produtiva, acessar o crédito e outras políticas públicas”, destaca Luiza.
 
Nova chamada

A chamada previa um investimento total de R$110 milhões e 52 municípios (lotes) atendidos. Os 16 lotes que não apresentaram vencedores ou concorrentes serão republicados, ainda em outubro, e, novamente, todas as entidades credenciadas poderão participar. Até o final do ano, mais 5,6 mil jovens vão ser atendidos, totalizando 22,8 mil beneficiados.

Toda a concepção da chamada pública foi feita em participação com o Comitê da Juventude Rural do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e respeita aspectos técnicos específicos para o público jovem.