PC do B lançará candidatos em 50 cidades de Sergipe 

 O PC do B em Sergipe caminha para lançar em 2016 candidaturas em, pelo menos, 50 municípios do Estado. O partido possui pré-candidatos a prefeito competitivos nas principais cidades do Estado. É o caso do ex-prefeito da capital, Aracaju, Edvaldo Nogueira. Além dele, o partido articula a candidatura do deputado estadual Padre Inaldo, em Nossa Senhora do Socorro (segunda maior cidade do Estado), e a reeleição do prefeito de Estância (sexta mais importante cidade de Sergipe), Carlos Magno

Hallison Sousa

Confira a entrevista concedida pelo presidente estadual do PC do B, Hallison Sousa, ao Portal Vermelho: 

Vermelho – Qual o balanço que o senhor faz das filiações ao partido em Sergipe?
Hallison Sousa –
O balanço é extremamente positivo, já que não só aumentamos o número de filiados, como também alcançamos mais municípios com novas filiações. Além disso, muitos desses novos filiados são lideranças que têm uma relação mais consolidada com a sociedade e com o município em que atuam politicamente. Desta forma, existiram avanços do ponto de vista da quantidade de filiados, mas também, no incremento de filiados com o que representam as parcelas dos seus municípios e que se colocam inclusive com perspectiva política em cada cidade. Assim, vamos ultrapassar o número de 50 comitês municipais organizados, o que representa 2/3 dos municípios sergipanos. Isto simboliza o crescimento do nosso partido.

Vermelho- Na sua opinião, qual motivo desse crescimento?
HS –
Acredito que seja fruto da experiência política vivenciado pelo PC do B em Sergipe.Tivemos uma grande experiência no período em que estivemos à frente da prefeitura de Aracaju, através do mandato de Edvaldo Nogueira. Nos anos de 2006 a 2012, Edvaldo realizou uma gestão que repercutiu em todo o Brasil. Aracaju, inclusive, durante seu mandato, foi eleita a "Capital brasileira da qualidade de vida". É também por isso que hoje estamos colhendo os frutos tanto aqui em Aracaju, como na Grande Aracaju e demais municípios do interior do Estado através de novas filiações. Além disso, creio que seja resultado da nossa volta à Assembleia Legislativa de Sergipe, através do deputado estadual Padre Inaldo. Padre Inaldo, além de fortalecer o partido em Nossa Senhora de Socorro, tem contribuído para a construção do PC do B nos demais municípios sergipanos, o seu mandato na Assembleia também tem projetado o nosso Partido.
Não posso deixar de citar o fortalecimento da nossa presença na luta pelos movimentos sociais. Muitos trabalhadores que participam da luta sindical, jovens que atuam no movimento estudantil e líderes comunitários ingressaram no nosso partido com intuito de de fortalecer a ligação do PC do B com a luta social, bem como de se colocar a disposição para se candidatar pelo nosso Partido nas próximas eleições.

Vermelho – Como o PC do B em Sergipe têm se preparado para as eleições de 2016?
HS – 
No último dia 26 de setembro, realizamos reunião do Comitê Estadual, no qual, demos o pontapé para o processo de conferências. Sabemos que o partido tem muito a contribuir no cenário político estadual. Para isso, estamos nos preparando. Vamos realizar seminários nos municípios para discutir a realidade local. Não queremos apenas colocar a candidatura. Objetivamos analisar a realidade e dar ideias. Fazer o diagnóstico correto da cidade. Principalmente, através da elaboração e apresentação de ideias inovadoras e criativas que busquem solucionar os problemas do cotidiano da sociedade e das cidades. Para tal, o PC do B quer disputar mandatos de vereador em todos os municípios. A pretensão é de termos também candidatos majoritários nas principais cidades do Estado.

Vermelho- Qual a importância das conferências?
HS – 
Será um momento importante da democracia partidária. Avaliaremos os últimos anos, assim como, vamos preparar o partido para o próximo biênio. Faremos uma análise da conjuntura política e um balanço da estruturação partidária. As conferências municipais vão começar a partir de 10 de outubro e prosseguem até 10 de novembro. A conferência estadual acontecerá no dia 14 de novembro. Na Estadual, iremos eleger uma nova direção. Na oportunidade, atualizaremos nossa análise sobre a conjuntura política. Avaliaremos nossa organização e estruturação partidária. Mas, o ponto que sobressairá é a preparação para o projeto eleitoral do partido em 2016. Esperamos reunir 1500 dirigentes partidários dos 50 municípios que estamos organizados, além dos trabalhadores, juventude e movimentos sociais.

Vermelho- Como o partido avalia a pré-candidatura de Edvaldo Nogueira?
HS –
 Em Aracaju, Edvaldo Nogueira é a liderança que se coloca mais forte para enfrentar a atual gestão. Isso é resultado, principalmente, da sua atuação à frente da prefeitura de Aracaju. Somado com a gestão desastrosa do atual prefeito João Alves Filho e a experiência a frente da prefeitura de Aracaju, o nome de Edvaldo tem sido projetado por grande parte da população acarajuana. Nesse sentido, o partido está organizando o "Ciclo de debates" que começamos no mês de setembro, com o intuito de discutir a realidade de Aracaju. Estamos nos reunindo com diversas lideranças políticas em Aracaju no intuito de fortalecer esse movimento. O nosso projeto para 2016 em Aracaju é a candidatura de Edvaldo e não abrimos mão porque estamos preocupados com a cidade e o seu desenvolvimento. O PC do B vai atuar de todas as formas para fortalecer o nome de Edvaldo para a disputa no próximo ano. Temos um nome que tornou a nossa cidade referência de qualidade de vida e o que vemos hoje é a desconstrução dessa característica de Aracaju pela atual gestão. Não é só o Partido, mas a sociedade é quem tem reivindicado a pré-candidatura de Edvaldo, sentimos isso nas ruas, nas escolas e locais de trabalho por onde andamos, e isso tem deixado nossa militância bastante empolgada para a disputa eleitoral de 2016 em Aracaju.

Vermelho- Como o partido vê a candidatura do Padre Inaldo para prefeitura de Socorro?
HS –
O partido coloca a candidatura do deputado Padre Inaldo como fundamental para o fortalecimento do PC do B. A história de Padre Inaldo com a cidade de Socorro é muito forte. Em 2011 o Padre Inaldo ingressou no PC do B e de lá para cá ele tem demonstrado bastante compromisso com o nosso Partido. As eleições de 2012 projetaram o nome de Padre Inaldo, não só em N. Sra. do Socorro, mas também em várias partes de Sergipe. Ali, representando o anseio dos que menos tinham voz em Socorro, a candidatura de Padre Inaldo teve um desempenho bastante positivo, alcançando 45% dos votos. Na sua eleição para deputado estadual consolidou-se como liderança no município, obtendo quase 70% dos votos em Socorro. A sua pré-candidatura a prefeito nas eleições de 2016 representa em Socorro o anseio pela mudança. Sentimos que a população espera e torce pela vitoria dele nas eleições de 2016, várias são as parcelas da sociedade socorrense que estão abraçando ainda mais este movimento de mudança liderado pelo Padre Inaldo. Temos, portanto, a possibilidade de ver o PC do B protagonizar em N. Sra. do Socorro um momento de construção de uma nova realidade no município de N. Sra. do Socorro, que buscará atender os interesses reais da sociedade socorrense.

Vermelho – Recentemente o prefeito de Estância, Carlos Magno, se filiou ao partido. Qual a expectativa para as eleições do ano que vem no município?
HS – 
Ficamos bastante felizes com a escolha do Prefeito Carlos Magno em ingressar no nosso Partido. O prefeito tem realizado uma boa gestão no sentido de envolver a cidade e atender as suas necessidades. Esta postura também representa o projeto político do PC do B e por isso, buscaremos consolidar a sua pré-candidatura a reeleição. O prefeito Carlos Magno tem demonstrado convergência com o nosso pensamento, na medida em que realiza uma administração ética que busca desenvolver econômica e socialmente a cidade de Estância, retomando inclusive o caráter de liderança cultural e econômica de Estância no cenário estadual. Além de Aracaju, Socorro e Estância, estamos nos organizando para lançar candidaturas majoritárias nos municípios de Simão Dias, Lagarto, Cristinápolis, Poço Verde, Carmópolis, Japoatã, Arauá, Riachão do Dantas e Barra dos Coqueiros.

Vermelho- Como se encontram as conversas com outros partidos para possíveis alianças em 2016?
HS –
Temos realizado boas conversas com os partidos do nosso bloco. Porém, ainda estamos no período em que cada partido está construindo a sua própria força. A partir da consolidação da nossa força, vamos avançar no sentido construir alianças com os demais partidos.

Vermelho- Como o partido avalia o cenário político nacional?
HS – 
Infelizmente, passamos por um momento de dificuldade. Mas, temos procurado mostrar à sociedade que é preciso superar esses problemas e vislumbrar perspectivas. Sabemos que o que está em jogo é um um ciclo que trouxe para o país desenvolvimento econômico, distribuição de renda, ampliação de direitos e fortalecimento da democracia. Nós do PC do B somos totalmente contra a qualquer tipo de golpe a esse governo que foi eleito democraticamente.
Defendo que devem ser punidos aqueles que malversaram a coisa pública, sendo garantido o direito a ampla defesa, e que precisamos aprimorar o sistema de governança da máquina estatal, atualizando as formas de gestão em nosso país. Passamos também por uma crise econômica, que é fruto do próprio sistema capitalista, e que tem como resultado o derretimento das conquistas alcançadas desde 2003. Esse processo nos coloca na posição de interlocução com a sociedade. É o momento de procurar amplitude, de unir forças e enfrentar a crise.