Renan diz que parecer do TCU seguirá “regras e prazos” no Congresso

O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que encaminhará à Comissão Mista de Orçamento o parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) assim que ele chegar ao Congresso. Mas adiantou aos apressados que as contas serão analisadas dentro do prazo e das regras.

Renan aponta que no Senado projeto de terceirização não passa

O TCU recomendou nesta quarta-feira (7) a reprovação das contas de 2014 do governo Dilma Rousseff de 2014. Com isso, a oposição golpistas tenta acelerar o processo para, com apoio da mídia, emplacar um pedido de impeachment.

Renan, por sua vez, afirmou que a análise da recomendação terá de cumprir os prazos até entrar em votação no plenário.

“O TCU aprovou uma recomendação, um parecer prévio. A palavra final será do Congresso Nacional, na forma do regimento. Todo julgamento, inclusive político, tem de se submeter às regras e prazos”, afirmou.

O senador disse ainda que a comissão terá 40 dias para analisar o documento, 15 dias para apresentação de emendas e mais sete para aprovação.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também comentou o assunto. Ele disse que duvida que o parecer da corte seja votado no Congresso ainda este ano.

“O trâmite é lento. Agora vai para Comissão Mista de Orçamento, vai ter o debate lá, depois vai pra Mesa do Congresso, que distribui para o Senado. Então, depende do Senado”, explicou.