Jô Moraes lamenta ataque dos EUA a hospital no Afeganistão 

A presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) divulgou nota oficial lamentando o ataque ao hospital dos Médicos Sem Fronteiras, em Kunduz, no Afeganistão, ocorrido no último dia 2. Perpetrada pelos Estados Unidos, a ação, que deixou 19 mortos e 37 feridos, é considerado “um bárbaro crime de guerra e como tal deverá ser considerado na hora de se investigar o ocorrido e apurar responsabilidades.” 

ONU diz que ataque dos EUA a hospital no Afeganistão é indesculpável - Agência Brasil

Leia a íntegra da nota oficial:

“Nota sobre o ataque ao hospital dos Médicos Sem Fronteiras

Com profundo pesar recebemos a notícia do bombardeamento de um Hospital da Organização Não Governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Kunduz, no Afeganistão, ocorrido em 2/10. Perpetrada pelos Estados Unidos, esta ação, que deixou 19 mortos – 12 funcionários da organização e sete pacientes, dentre os quais três crianças –, além de 37 feridos, é um bárbaro crime de guerra e como tal deverá ser considerado na hora de se investigar o ocorrido e apurar responsabilidades.

Aos Médicos Sem Fronteiras, apresentamos todo o nosso apoio e solidariedade. À Organização das Nações Unidas (ONU), reiteramos nosso pedido de rigor e seriedade nas investigações. Aos Estados Unidos e à Comunidade Internacional, lembramos que no mundo de hoje, atos como este não podem mais ser tolerados e considerados ‘efeitos colaterais’ de uma guerra que há anos massacra civis inocentes e destrói o futuro de paz que buscamos para a humanidade.

Deputada Jô Moraes (PCdoB-MG)
Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara”