Lula faz homenagem a José Eduardo Dutra em velório em BH

Em discurso durante velório do ex-senador José Eduardo Dutra, nesta segunda-feira (5) em Belo Horizonte (Minas Gerais), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a trajetória de luta do ex-senador por Sergipe e ex-presidente da Petrobras. Dutra faleceu na madrugada deste domingo (4), aos 58 anos. Ele lutava contra um câncer.

José Eduardo Dutra

"A sua carne se vai, mas as suas ideias permanecem. Valeu a pena a sua passagem pela Terra e valeu muito mais a pena pra nós todos termos podido ser seus amigos", afirmou Lula no discurso que ele fez para o grupo de familiares e amigos próximos. 

Em nota, Lula afirmou que o Brasil "perdeu um de seus mais comprometidos lutadores pelos direitos do trabalhador". Ele também destacou, que, como primeiro presidente da Petrobras dos governos do PT, Dutra "deu início ao processo de revitalização que realizamos na empresa na última década".

Além de Lula, outros lideranças políticas e colegas de legenda prestaram homenagens, como o presidente do PT, Rui Falcão, e o governador de Minas, Fernando Pimentel.

Fascismo

No local do velório três pessoas gritavam palavras de ódio e contra o PT. Na linha do mesmo grupelho, foram jogados papéis com mensagens como "petista bom é petista morto".

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) classificou os atos de "ridículo". "Mostram que são pessoas inspiradas por uma pauta fascista, racista, intolerante e cheia de ódio e sem representatividade e totalmente fora de lugar".