Professores podem ganhar programa de proteção à saúde vocal 

Para prevenir doenças na voz que afetam milhares de profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho, a Comissão de Educação da Câmara aprovou, no último dia 30, o projeto que estabelece uma política pública para prevenção da voz. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator da matéria, disse que o foco da proposição é a problemática dos distúrbios relacionados à voz, que têm afastado, a cada ano, milhares de professores das salas de aula. 

Professores podem ganhar programa de proteção à saúde vocal

O projeto sugere a realização, por meio da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), de exames médicos e fonoaudiológicos em todos os profissionais de ensino das redes pública e privada de todos os níveis de ensino, por equipes interdisciplinares de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, para detectar indícios de alterações vocais e/ou patologias laríngeas.

Além dos exames regulares, a proposta determina ainda atividades de prevenção dos agravos vocais, mediante a realização de oficinas de saúde vocal e auditiva e palestras; programas semestrais de capacitação e treinamentos teóricos e práticos ministrados por fonoaudiólogos.

Os especialistas estimam que de 5% a 8% da população tenha alguma dificuldade vocal que perturba ou mesmo impede a comunicação, a exemplo da rouquidão, excesso de esforço vocal e/ou cansaço ao falar. A ocorrência desses problemas aumenta muito nas categorias profissionais que têm na voz o instrumento de trabalho, como é o caso dos professores .

Representante São Paulo, Orlando Silva usa como exemplo o estado que tem a maior rede de ensino público do país, que registrava cerca de 30 mil faltas por dia, no ano de 2008. Só em 2006, foram quase 140 mil licenças médicas, com duração média de 33 dias. O custo anual para o governo estadual chegou a R$ 235 milhões.

O parlamentar lembrou ainda, ao defender a aprovação do projeto, que outras medidas semelhantes já foram analisadas pela casa legislativa sem que tivesse sido aprovada. Em 2008, a Câmara aprovou projeto nesse sentido, que seguiu para o Senado, mas não se transformar em lei. Alguns estados possuem leis estaduais criando programas de saúde vocal para seus professores.

O projeto na Câmara ainda será examinado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça (CCJ).