Em carta, Lula qualifica como "calúnia rancorosa" ataque de Bicudo

Em carta ao filho do jurista Hélio Bicudo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que pensou em processar o ex-companheiro de partido por calúnia, mas não levou a ideia adiante, por respeito à sua família. Lula afirma no texto que tem sido vítima de sucessivos ataques "rancorosos" do jurista, "que tristemente se apequena aos olhos do presente e do futuro".

Lula e Hélio Bicudo

Em entrevista ao Programa Roda Viva, Bicudo – que é autor do principal pedido de impeachment contra a presdeinta Dilma Rousseff – acusou Lula de ter enriquecido de forma ilícita. Em recente depoimento, o filho do jurista, José Eduardo Pererira Wilken Bicudo, posicionou-se contrário ao pai, que, segundo ele, estaria sendo usado por pessoas interessadas em derrubar a presidenta.

"É triste ver uma pessoa que possuía um patrimônio político e uma história de vida digna juntar-se à direita mais sórdida do nosso país para fazer um papel no mínimo ridículo, extemporâneo, e se expondo de uma maneira pueril", escreveu José Eduardo sobre o pai.

Na carta a ele, Lula afirma que Bicudo, o pai, ultrapassou todos os limites ao atacar frontalmente sua honra e fazer “acusações caluniosas, ofensivas e desprovidas de qualquer fundamento”. De acordo com Lula, a “calúnia rancorosa” de Bicudo e sua “exploração pela imprensa” servem para alertar a sociedade sobre a necessidade de colocar “limites morais na disputa política”.

Filiado ao PT entre 1981 e 2005, Hélio Bicudo foi candidato a vice de Lula, na sua primeira campanha eleitoral, quando ele concorreu ao governo de São Paulo, em 1982. Depois disso, ocupou uma cadeira na Câmara de Deputados, foi vice-prefeito na gestão de Marta Suplicy em São Paulo e ocupou cargos dentro da legenda.

Depois de romper com o PT alegando "questões pessoais", ele tem assumido posturas críticas em relação ao partido.

"Espero que as deliberadas injustiças que o doutor Hélio Bicudo hoje comete não ofusquem a contribuição que ele já deu ao Estado de Direito no nosso País", afirma Lula no texto endereçado ao filho do ex-correligionário. Confira abaixo a íntegra da carta:

“Caro José Eduardo,

Agradeço, de coração, o testemunho isento que você prestou sobre minha convivência com seu pai. Seu depoimento denota um grande força de caráter, pois imagino o quanto deve ser doloroso para um filho divergir publicamente do pai em questões dessa natureza.

Poucas coisas na vida são tão importantes quanto manter o respeito e a consideração pelas pessoas, acima de eventuais divergências, mesmo que o tempo nos leve a trilhar caminhos distintos.

Nos últimos anos, tenho recebido em silêncio os sucessivos ataques do doutor Hélio Bicudo, pontuados de um rancor cujos motivos, José Eduardo, você caracteriza claramente em seu depoimento.

Tais manifestações, no entanto, ultrapassaram todos os limites numa recente entrevista, na qual ele atacou frontalmente minha honra pessoal e fez acusações caluniosas, ofensivas e desprovidas de qualquer fundamento.

Diante desses ataques, não posso permanecer calado, em respeito à minha família, aos meus companheiros e aos que sempre compartilharam conosco a luta por um Brasil melhor e mais justo.

Por isso dirijo a você essa mensagem, caro José Eduardo.

São infâmias proferidas por uma pessoa que, no passado, destacou-se pela defesa da lei e da verdade. E que tristemente se apequena aos olhos do presente e do futuro.

Compartilho com você o sentimento de repúdio ao comportamento oportunista de setores da imprensa que exploram politicamente essa triste situação.

Espero que as deliberadas injustiças que o doutor Hélio Bicudo hoje comete não ofusquem a contribuição que ele já deu ao Estado de Direito no nosso país. Mas a calúnia rancorosa e sua exploração pela imprensa servem para nos alertar sobre a necessidade de limites morais na disputa política.

Querido José, eu até pensei em tomar medidas judiciais a propósito dessas injúrias. Mas não o farei em atenção a você e a seus familiares. Eu e seu pai somos cristãos e ele tem consciência de que Deus sabe que ele está mentindo.

Luiz Inácio Lula da Silva”