Datafolha: 50% avaliam que "bandido bom é bandido morto"

Pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública – ONG que reúne especialistas em violência urbana do país – mostra que metade dos entrevistados concorda com a polêmica ideia de que "bandido bom é bandido morto".

Violência

Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados concordam com a frase, 45% discordam, 3% não concordam nem discordam e 2% dizem não saber responder.

O levantamento ouviu 1.307 pessoas com mais de 16 anos, no dia 28 de julho deste ano, em 84 cidades brasileiras com mais de cem mil habitantes. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o estudo indica um empate técnico entre as posições.

Ao separar os entrevistados por sexo, a diferença de opinião se acentua um pouco. Entre os homens, 52% concordam e 45% discordam com a frase. Já entre as mulheres, 48% concordam e 46% discordam.

A pesquisa indica também que, quanto mais velha a pessoa, mais a expressão é aprovada. Na faixa etária entre 16 e 24 anos, 42% concordam. Já entre os que têm 60 anos ou mais, 65% estão de acordo.

Ao agrupar os entrevistados por cor da pele, 53% dos brancos concordam e 41% discordam. Já entre os negros, 44% concordam e 50% discordam.

No mês passado, a Ouvidoria das polícias paulistas divulgou que, de janeiro a agosto de 2015, 571 pessoas foram mortas por policiais militares durante operações no estado de São Paulo. Em todo o ano de 2014, foram 838 vítimas no estado, número bem superior às 562 de 2013.

Um relatório da Anistia Internacional também divulgado no mês setembro apontou que a força policial brasileira é a que mais mata no mundo.