Jô homenageia luta do povo chinês para crescer e se desenvolver 

No 1º de Outubro, dia em que se comemora a data nacional da República Popular da China, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG) foi à tribuna da Câmara prestar uma homenagem ao país. Na ocasião, ela destacou a opção da nação feita em 1949: “Esta data nacional celebra o desafio de um povo que soube participar arduamente do esforço de transformar sua economia, a estrutura de poder, a sociedade para crescer e desenvolver”, afirmou. 

Jô homenageia luta do povo chinês para crescer e se desenvolver - Ass. Dep. Jô Moraes

Jô Moraes, que é presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, saudou “este povo que participou do enorme esforço de centrar o foco na educação, na pesquisa, na capacitação de sua gente, na prosperidade coletiva”, disse.

Ela também enfatizou o fato de a China ser parceira fundamental do Brasil: “Recentemente a Presidenta Dilma Rousseff recebeu o primeiro ministro da China, Li Keqiang, e formalizou com ele uma parceria que levou à assinatura de 35 acordos bilaterais, incorporando investimentos da ordem de US$ 53 bilhões, sobretudo nas áreas de transporte e agricultura.”

E destacou o esforço conjunto do Brasil e China, através do Briscs, grupo econômico formado pelos países emergentes – Brasil, China Índia, Rússia e África do Sul, “ao aprovarmos nossa incorporação e nossa adesão ao banco dos Brics, uma instituição que faz com que a correlação de forças entre os países, entre blocos econômicos, seja mais equilibrada”.

No final de seu pronunciamento, a parlamentar leu uma mensagem que escreveu em 2003, quando visitou a China e se “surpreendeu com o seu desenvolvimento, a beleza de sua cultura, seu povo”.