Morreu neste domingo José Eduardo Dutra, ex-presidente da Petrobras

Morreu na madrugada deste domingo (4) o ex-senador José Eduardo Dutra, aos 58 anos, em Belo Horizonte (MG). Dutra foi presidente da Petrobras e da BR Distribuidora. Ele também presidiu o Diretório Nacional do PT.

Morreu neste domingo José Eduardo Dutra, ex-presidente da Petrobras

Dutra foi senador por Sergipe, estado onde desenvolveu sua vida política, ao lado do ex-governador Marcelo Déda, que faleceu em 2013. Dutra lutava contra um câncer.

A presidenta Dilma Rousseff divulgou nota de pesar pelo falecimento do ex-senador José Eduardo Dutra. A nota diz que "hoje o Brasil se despede de um grande brasileiro, o ex-senador, meu amigo e companheiro, José Eduardo Dutra. Ao longo de toda sua vida, ele foi uma liderança comprometida com o Brasil e nosso povo. Sua dignidade, inteireza de caráter e seriedade jamais serão esquecidas e são a nossa grande perda.”

O PT também divulgou nota onde lamenta a morte do companheiro. Na nota, assinada pelo presidente nacional do Partido, Rui Falcão, é destacado que "José Eduardo Dutra foi um homem público de primeira qualidade, um batalhador da causa da justiça social e um exemplo de dedicação ao Partido dos Trabalhadores."

O enterro ocorrerá em Belo Horizonte (MG), no Funeral House (na Avenida Afonso Pena, 2158. Bairro Funcionários),nesta segunda-feira (4), a partir das 10 horas. O corpo de Dutra será cremado no mesmo dia em Belo Horizonte.

Histórico

José Eduardo de Barros Dutra nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de abril de 1957. Foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindimina) no período de 1989 até 1994 e dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores (de 1988 até 1990). Em 1994, foi eleito senador pelo estado de Sergipe.

Foi presidente da Petrobras de 2 de janeiro de 2003 até 22 de julho de 2005. Retornou à Petrobras como presidente da Petrobras Distribuidora, de 24 de setembro de 2007 a 14 de agosto de 2009 . Deixou o cargo para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012. Era, atualmente, primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE)