Frente Parlamentar fará defesa da Amazônia Legal 

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado aprovou esta semana a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia Legal. A frente, que será integrada por senadores, terá como finalidade priorizar o desenvolvimento sustentável e proteger os recursos naturais e os interesses socioeconômicos da região, que engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Estado do Maranhão. 

Vanessa apoia governadores da Amazônia pela proteção ambiental

 A área corresponde a 59% do território e conta com 13% da população do país. A iniciativa partiu da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), para quem é urgente discutir e repensar as políticas de desenvolvimento da região:

“A exploração dessa região brasileira, nas últimas décadas, somada ao modelo tradicional de ocupação do território, causou um aumento exponencial das taxas de desmatamento e perda da biodiversidade”, justificou a senadora.

O relator, senador Paulo Rocha (PT-PA), recomendou a aprovação da proposta, concordando com a autora da proposta de que o ecossistema amazônico possui um significativo potencial de recursos naturais ainda inexplorados, além de abrigar imensas quantidades de minérios, terras agriculturáveis e recursos hídricos, com alto potencial energético.

O início dos trabalhos do grupo ainda não tem data marcada e depende de apresentação de requerimento à Mesa do Senado.