Campanha de incentivo à leitura mobiliza 427 cidades pelo país

Uma maratona de 12 horas seguidas de leitura marcou neste 1º de outubro a campanha Dia de Ler. Todo Dia!. Ações aconteceram em 427 cidades de 26 estados. Participaram secretarias municipais de Cultura, escolas, bibliotecas e instituições religiosas. Espaços de lazer como praças e parques foram outros locais escolhidos para a mobilização.

Arca das letras - Albino Oliveira/MDA

A campanha nacional foi lançada há dois meses pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, cidade da Grande São Paulo, que fez a primeira edição do Dia de Ler. Todo dia! em abril. De acordo com a coordenadora de divulgação da secretaria, Simone Trino, o evento municipal pretendia alcançar 40 mil pessoas, mas mobilizou 93 mil, o que corresponde a cerca de um terço da população da cidade. Entre os atos, policiais rodoviários promoveram uma blitz de leitura em um pedágio da Rodovia Castello Branco.

“Barueri tem no seu plano de governo o incentivo à leitura, uma das metas é transformar a cidade numa cidade de leitores. Aqui nós temos 11 bibliotecas e várias ações de incentivo à leitura, por isso fizemos o Dia de Ler. Todo dia!, para atrair um número maior de moradores da cidade e pessoas que trabalham ou que passam por aqui. São 273 mil habitantes”.