Vereadoras fazem moção de apoio ao fim do financiamento empresarial

As vereadoras do PCdoB Jussara Cony, líder da oposição e do partido, e Titi Alvares protocolaram nesta quinta-feira, 1º, uma moção de apoio à declaração de inconstitucionalidade do financiamento empresarial em campanhas eleitorais.

“A promiscuidade entre o setor público e as empresas privadas tem sua origem nas campanhas eleitorais. O financiamento empresarial, além de estabelecer laços suspeitos entre financiadores e eleitos, limita o acesso dos que têm menor poder econômico, aumentando a distância entre os representantes e a sociedade. Sequestra uma das regras básicas da democracia – igualdade na disputa eleitoral – e corrói a transparência dos partidos”, diz o documento.

A moção diz ainda que “a nossa democracia não pode depender do dinheiro de bancos, empreiteiras e outras empresas. Não há democracia digna que possa nascer desse sistema. Os aportes empresariais nas eleições brasileiras representam mais de 90% do que os partidos arrecadam; em 2014 ultrapassaram R$ 5 bilhões. Uma única empresa doou R$360 milhões!”.

Por fim, o documento diz que “desta forma, entende-se que a posição do STF, bem como da Excelentíssima Sra. Presidenta Dilma de declararem inconstitucional o financiamento empresarial de campanhas eleitorais avançam para o fim da corrupção”.

Após ser protocolada, a moção será encaminhada à presidenta Dilma Rousseff, aos presidentes da Câmara e do Senado, deputado Eduardo Cunha e senador Renan Calheiros e ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, Enrique Ricardo Lewandowski.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vereadora Jussara Cony (PCdoB)