Papa anuncia que a Igreja vai prestar contas de abusos sexuais

O Papa Francisco se reuniu neste domingo (27), em encontro privado, com duas vítimas de abuso sexual na Filadélfia. Ele prometeu que a Igreja vai prestar contas de todos os crimes referentes a abusos sexuais cometidos por sacerdotes católicos. As declarações foram feitas na Capela de San Martín, depois de o pontífice visitar uma prisão.

Papa Francisco

Ele disse os casos serão "cuidadosamente supervisionados" para garantir que os jovens sejam protegidos e os responsáveis sejam devidamente "responsabilizados".

“Os crimes e os pecados de abusos sexuais cometidos não podem ser mantidos em segredo durante mais tempo”, afirmou, antes de se encontrar com as vítimas no início de uma reunião episcopal na manhã de hoje.

Foi a segunda vez que o papa falou sobre os casos de abuso sexuais cometidos pela Igreja, em sua viagem aos Estados Unidos. Em Washington, também falando para bispos, ele disse na quarta-feira (23), que os crimes de abuso sexual de menores pelos clérigos não devem se repetir jamais. 

O Papa Francisco aceitou a renúncia de dois bispos dos Estados Unidos, dez dias após um promotor norte-americano ter apresentado denúncias criminais contra as dioceses chefiada por eles. Segundo o promotor, as dioceses não protegeram crianças de abusos sexuais cometidos por padres.

O Papa regressará ao Vaticano na noite deste domingo (27), depois de uma viagem de dez dias, quatro em Cuba e seis nos Estados Unidos.