Debate denuncia demolição de imóveis históricos em Salvador 

O Centro Histórico de Salvador, classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é considerado o mais importante centro tombado da América Latina. O local foi alvo de demolição nos últimos meses, onde 31 casarões históricos foram derrubados.
 

Debate denuncia demolição de imóveis históricos em Salvador

Preocupada com a preservação do que considera importante patrimônio para a Bahia e para a nação brasileira, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) promoveu um debate sobre o tema, reunindo especialistas, na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Profissionais da arquitetura e urbanismo e representantes de movimentos sociais concordaram com a proposta da deputada, apresentada ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, no dia dois de setembro, de criar um organismo ou um grupo de trabalho, a partir de uma portaria interministerial, para se buscar um projeto uno para o Centro Histórico de Salvador com ação conjunta do governo federal, governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Salvador, e que tenha como base a manutenção das populações e a readequação de moradias.

Os debatedores concluíram que a demolição dos casarões pela Prefeitura de Salvador foi precipitada e ilegal. E que essas demolições têm o objetivo “real” de impedir que pessoas pobres ocupem as áreas, que estão abandonadas por falta de uma política de valorização da região.

A deputada Alice Portugal afirmou que o parecer de engenharia não recomendou a demolição de casarões históricos em Salvador e lamentou que a Prefeitura de Salvador não tenha enviado um representante para debater o assunto.

“Escoramento” como política

Solange Araújo, presidenta do Instituto de Arquitetura do Brasil-Seção da Bahia (IAB-BA) acusou a Prefeitura de ter “o escoramento como política de preservação"; enquanto o advogado Wagner Campos alertou para o fato do Centro Histórico de Salvador ser de propriedade de um grupo de investidores.

Guivaldo Baptista, do Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo, disse que fez uma denúncia à Unesco sobre a demolição dos prédios e a falta de política de preservação dos monumentos históricos.

Ao final do debate, a deputada Alice Portugal (foto) anunciou que “nós vamos dar sequência, consequência e rumo as informações que vamos colher”, encaminhando as demandas e revindicações a todas as instituições envolvidas na preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, destacando a necessidade de ter observância integral a ações legais e ao contencioso humano nessas áreas.

Declarada Patrimônio Histórico da Humanidade, em 1984, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Ladeira da Montanha é uma importante via da cidade de Salvador que vem sendo alvo de demolição. No mês de maio deste ano, seis casarões históricos foram demolidos no local e, com isso, parte da história da capital baiana foi por terra.