STF desmembra Lava Jato e concentra inquéritos da Petrobras no Paraná

Seguindo as leis processuais e numa ação cotidiana da corte, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (23) pelo desmembramento das investigações da Operação Lava Jato. A medida tem como objetivo tirar casos que não tenham conexão com os desvios na Petrobras, para que sejam investigados por outros juízes.

Rubens Jr vai debater escolha dos novos ministros do STF - STF

A decisão causou furor na mídia golpista que afirma se tratar de uma tentativa de “esvaziamento dos poderes do juiz Sergio Moro”. No entanto, não fizeram o mesmo alarde quando o mesmo STF decidiu não investigar o envolvimento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), após o tucano ter sido citado em depoimento pelo doleiro Alberto Youssef como responsável pelo esquema de propinas de Furnas.

A grita é porque com a decisão, as investigações de casos como a Eletrobras não seriam mais analisados pela Justiça do Paraná, mas por outras instâncias, o que não significa que não haverá investigação. 

“Não há um só juízo que possa fazer investigações e seu devido julgamento”, disse o ministro Dias Toffoli. A decisão partiu da votação em plenário da corte, que por maioria aprovou que o inquérito que investiga a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) será remetido à relatoria de outro ministro, que não Teori Zavascki.

Por conta do foro privilegiado da senadora, o caso foi enviado ao STF e distribuído ao ministro Teori Zavascki, relator dos casos relacionados à investigação da Lava Jato. No entendimento dos ministros, os inquéritos que não se relacionem aos crimes diretamente ligados à estatal petrolífera, mesmo que tenham sido descobertos durante as investigações, devem ser remetidos a outros ministros. Assim, os ministros decidiram encaminhar as provas contra Gleisi para a relatoria do ministro Dias Toffoli e determinaram o desmembramento do processo, ou seja, enviando a investigação dos demais envolvidos para a Justiça de São Paulo, onde aconteceu o suposto crime, e não mais do Paraná.

O presidente da corte, ministro Ricardo Lewandowski, enfatizou que a decisão por distribuir os processos é necessária para “afastar eventuais alegações de nulidade no futuro”. Ele ainda lembrou que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vai acompanhar o andamento de todos os processos.

“O comando e o sucesso da operação repousa nas mãos do procurador-geral da República Rodrigo Janot, que vai continuar cuidando com toda a proficiência”, destacou o presidente do STF.