Aécio usou aviões oficiais para 124 viagens ao Rio de Janeiro

Relatório feito pelo governo de Minas Gerais aponta que senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e ex-governador de Minas Gerais, utilizou aviões oficiais do estado para fazer 124 viagens ao Rio de Janeiro. Os deslocamentos foram feitos durante 2003 e 2010, período em que esteve à frente do governo mineiro.

Aécio Neves

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (23) pelo jornal Folha de S. Paulo. As viagens chamam a atenção porque não foram apresentadas justificativas oficiais para o deslocamento.

Apesar de fazer um discurso para que o governo da presidenta Dilma “corte na carne” as despesas do orçamento e afirmar que em seu governo em Minas foi feito um “choque de gestão”, Aécio parecer não ter tido a mesma preocupação com as viagens à Cidade Maravilhosa.

Durante o governo do tucano em Minas Gerais, o uso de aeronaves pelo governante foi regulado por um decreto assinado pelo próprio Aécio Neves. O texto permitia o uso de aviões oficiais “em deslocamento de qualquer natureza, por questões de segurança”.

Segundo o levantamento, além da capital fluminense, Aécio realizou viagens para outras cidades do estado do Rio, como Búzios e Angra dos Reis. Os dados ainda apontam que, do total de deslocamentos, 69 aconteceram entre quinta e domingo.

O tucano também fez seis viagens para Florianópolis (SC), entre 2008 e 2009. Na época, a atual mulher de Aécio Neves, Letícia Weber, morava na cidade.

A preocupação de Aécio com viagens foi tanta, que resolveu construir, com dinheiro público, o aeroporto na cidade de Cláudio, construído na fazenda do seu tio. A obra custou a bagatela de R$ 14 milhões e foi executada quando o tucano era governador do estado.

Apesar de ter sido construído com verbas públicas, o aeroporto é administrado por familiares de Aécio, que tem posse das chaves do portão do aeroporto. Para pousar ali, é preciso pedir autorização aos filhos do senhor Múcio, tio de Aécio e ex-prefeito de Cláudio.