Big Jato é o vencedor do 48º Festival de Brasília do Cinema

O filme Big Jato, de Cláudio Assis, foi o grande vencedor 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ele ganhou o Troféu Candango em quatro das cinco principais categorias: o de melhor filme, melhor ator, Matheus Nachtergaele, melhor atriz, Marcélia Cartaxo. O longa levou ainda os troféus pelo roteiro e pela trilha sonora.

Elenco do filme Big Jato - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O prêmio especial do juri foi para o longa Fome, de Cristiano Burlan, que venceu também na categoria de melhor som. O Prêmio Candango de melhor montagem ficou com Para minha Amada Morta, de Aly Muritiba. O filme venceu ainda na categoria de melhor direção, direção de arte e de fotografia e conquistou os prêmios de atriz e ator coadjuvante, pelos trabalhos de Giuly Blancato e de Lourinelson Vladmir O vencedor do juri popular foi A Família Dionti, dirigido por Alan Minas.

Quintal, de André Novais, venceu na categoria de curta ou média metragem. O filme também conquistou os prêmios de roteiro e de melhor atriz, concedido a Maria José Novais. Rapsódia para o Homem Negro foi vitorioso na trilha sonora; Tarântula, na direção de arte; Comman Action, pelo melhor som. Ainda entre os curtas e médias, A Parte do Inferno levou o prêmio de melhor fotografia.

Segundo o coordenador geral do festival, Sérgio Fidalgo, mais uma vez o público de Brasília soube prestigiar o evento. “A cada ano o festival sempre traz novidades, os filmes da mostra dão a cara do que está se fazendo em termos de audiovisual nacionalmente no ano”, disse. Sérgio destacou que este ano a diversidade, tanto de gêneros quanto de origem dos filmes, foi uma marca do festival.

O grande vencedor da noite, o pernambucano Cláudio Assis, muito emocionado, disse que o seu filme é “plugado no social”. “Um filme de baixo orçamento, feito em três semanas, numa montanha”, afirmou o diretor de Big Jato em entrevista à imprensa, após a cerimônia de entrega dos prêmios.