Petrobras testa novo processo de produção de diesel

A Petrobras anunciou que está testando um novo processo para a produção de óleo diesel. Batizado de H-Bio, a nova tecnologia permite a produção de diesel a partir do processamento de óleos vegetais.

No entanto, a produção comercial do produto ainda levará algum tempo. O programa foi incluído ontem em um pacote de medidas anunciado pelo governo, que visa à independência energética do Brasil. O pacote é uma resposta à crise gerada pela nacionalização do gás boliviano. De acordo com comunicado da estatal, o H-Bio é um processo de refino que utiliza óleo vegetal como insumo para a obtenção de óleo diesel, elaborado por meio da hidrogenação de uma mistura de óleo vegetal e corrente de petróleo. Esta tecnologia vem sendo desenvolvida pelo Centro de Pesquisas da Petrobras nos últimos dezoito meses.

 

Testes industriais recentes, realizados na Refinaria Gabriel Passos (REGAP), confirmam a viabilidade técnica do processo, cujo registro de patente já foi solicitado junto ao Instituto Nacional de Pesquisa Industrial (INPI). Entre os benefícios proporcionados pelo novo processo e pelo novo produto podemos destacar o uso de qualquer óleo vegetal para se chegar ao diesel, aumento na qualidade do combustível e a ausência de resíduos. Outro ponto destacado pela Petrobras, é a rapidez que o produto pode chegar ao mercado, tendo em vista a perspectiva de redução no tempo de testes veiculares e laboratoriais, já que o produto final é o próprio diesel, já utilizado pela frota nacional. Outra vantagem é que o produto não requer estocagem ou manuseio diferenciado.

 

A estatal ressalta que o programa não compete com o refino de petróleo para obtenção de óleo diesel, bem como com o programa de biodiesel, uma vez que são iniciativas complementares no sentido de aumentar a oferta de óleo diesel no País. Também faz parte do pacote o Plano de Produção Antecipada do Gás, que elevará a oferta de gás natural produzido no Brasil em 24 milhões de metros cúbicos em dois anos (o plano anterior era chegar a este oferta em sete anos).

 

 

Com agências