9 anos depois, Jd Santa Inês(Suzano) vai receber casas populares

A chegada do projeto Minha Casa, Minha Vida ao bairro situado no município de Suzano foi uma vitória da persistência das famílias e de entidades como a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), União do Movimento de Moradia e da Central Pró-Moradia Suzanense.

jd santa inês suzano - divulgação

Após muita luta o terreno foi comprado pela Caixa Econômica Federal e no dia 15 de setembro será assinado o contrato para o início da obra que vai beneficiar 80 famílias.

Os trabalhos começam no dia 17 de setembro em regime de autogestão (em que a comunidade gerencia todas as etapas orientada por um assessoria técnica) e a previsão é que as casas estejam prontas em 18 meses.

Marinho Toledo, dirigente da Conan, comemorou o resultado e fez questão de lembrar da ex-dirigente da Conam e da Facesp Zorilda dos Santos, falecida em 2006, e que iniciou a mobilização para a utilização do terreno para a construção de casas populares.

“Aquela comunidade levará o nome de Zorilda como uma homenagem a essa mulher guerreira e dedicada ao movimento de moradia”, afirmou Marinho. Ele ainda lamentou o tempo de espera das famílias e atribuiu à burocracia dos órgãos oficiais.

A obra está orçada em seis milhões de reais e cada morador vai pagar a mensalidade equivalente a 10% do salário que ganha. Foram selecionadas 40 famílias de Suzano e 40 famílias de São Paulo com renda mensal de até mil e seiscentos reais.

O gerenciamento da obra está a cargo da Central Pró-Moradia Suzanense. As casas terão cinco cômodos (dois quartos, sala, cozinha e banheiro) e será construída na área uma pista para corrida e caminhadas.

De São Paulo, Railídia Carvalho