Alice Portugal media negociação entre a Fasubra e o MEC 

Os servidores técnico-administrativos das universidades federais, em greve desde o mês de maio, ocuparam o Ministério do Planejamento na tarde desta terça-feira (15), em manifestação exigindo uma reunião com o secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público, Sérgio Mendonça. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), junto com outros parlamentares, intermediou a reunião da categoria com o secretário.

Alice Portugal media negociação entre a Fasubra e o MEC - Ass. Dep. Alice Portugal

O Comando Nacional de Greve da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) reafirmou discordância com a notícia da mudança da data do reajuste, proposta para o mês de janeiro de 2016, para agosto.

Ex-dirigente da Fasubra e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Técnico-Administrativos em Educação da Universidades Federais da Bahia (Assufba), Alice Portugal esteve presente na movimentação dos servidores no Ministério e foi recebida pelo secretário Sérgio Mendonça, quando solicitou a entrada de 15 representantes da Fasubra.

Mobilização

Ela apelou para o governo atender as reivindicações que levaram os servidores a uma greve prolongada. Foi um diálogo intenso entre a deputada e o secretário Sérgio, na presença também do secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Pereira Farias, e técnicos do Ministério do Planejamento.

A deputada avalia que agora se inicia a negociação sob o olhar dos parlamentares, afirmando que está mobilizada, junto com os servidores, na justa pressão pelo atendimento das reivindicações da categoria.

Para os servidores, não restou outra alternativa aos trabalhadores, que no momento da reunião para tratar a pauta setorial, comunicou ao MEC, enquanto representante do governo, a disposição da categoria de intensificar as ações em todo o país, para em nome dos trabalhadores do serviço público federal, exigir do governo que mantenha a credibilidade do processo negocial em curso.