Debate na Câmara discute permanência do estudante na universidade 

A Comissão de Educação realizou, nesta terça-feira (15), audiência pública para discutir as políticas de assistência estudantil e permanência do estudante na universidade. O debate foi proposto pelos deputados do PCdoB Orlando Silva (SP) e Alice Portugal (BA). 

Debate na Câmara discute permanência do estudante na universidade - PCdoB na Câmara

De acordo com os deputados, esses temas estão no topo da lista das reivindicações do movimento estudantil e das demais entidades ligadas às pautas da educação.

“Com o ingresso de estudantes oriundos da classe trabalhadora na universidade, as políticas de assistência e permanência estudantil se tornaram desafios e objetivos centrais para aprofundar a popularização, a democratização e a transformação das Instituições de ensino superior”, ressalta Orlando Silva.

Os palestrantes confirmaram a preocupação do parlamentar com a democratização da universidade que, além de ampliar a oferta de vagas, deve se empenhar em atender as demandas crescentes por Restaurante Universitário, Moradia Estudantil, transporte, creches e apoio pedagógico.

“São esses os desafios que por vezes se tornam intransponíveis para os estudantes da classe trabalhadora dar prosseguimento à vida universitária”, avalia o deputado.

Assistência integral

No debate, houve consenso entre os participantes, de que é preciso garantir mais recursos para permitir a assistência integral aos estudantes, principalmente os novos atores e atrizes que historicamente foram excluídos do ensino superior para que permaneçam com igualdade de condições na vida acadêmica.

A assistência estudantil foi apontada como ferramenta estratégica para que esses estudantes possam participar com plenitude da universidade: do ensino, pesquisa e extensão, mas também experimentando a universidade com cultura, arte, esporte, interação social e na política estudantil.

“Além de discutir o financiamento, é preciso formular as políticas de permanência e assistência estudantil com objetivo na emancipação dos e das estudantes de origem popular para se tornarem protagonistas da transformação da universidade e da sociedade”, discurso Orlando Silva, seguido em palavras de apoio pelos demais oradores.

Participaram da audiência os representantes do Ministério da Educação, Vicente de Paula Almeida Júnior; da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Myriam Thereza de Moura Serra; da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral; e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz da Silva.