Líderes da base aliada na Câmara entregam manifesto contra o golpismo

Durante encontro com líderes da base aliada do governo (PMDB, PT, PCdoB, PDT, PP, PSD e Pros), nesta terça-feira (15), a presidenta Dilma Rousseff recebeu um manifesto de apoio em defesa do seu mandato.

Dilma com líderes da base aliada na Câmara recebe manifesto em defesa do seu mandato - Agência Brasil

O líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), criticou a movimentação da oposição que tenta manobrar em direção a um golpe contra o mandato da presidenta. O peemedebista se mostrou otimista em relação às medidas apresentadas pelo governo, afirmando que apesar de ser um “tema espinhoso”, o Legislativo não pode abrir mão de discutir uma solução para a situação econômica do país.

“As medidas são no intuito de reorganizar as finanças públicas e fazer com que o país volte a crescer. A economia, neste momento, estagnou-se e é preciso esse movimento para que retome sua trajetória de crescimento”, defendeu.

Especificamente sobre a nova CPMF, Picciani disse que “não pode, de antemão, fechar a porta” para a proposta. A declaração difere da posição do seu colega de partido, o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que disse que considera “improvável” a aprovação de uma PEC com a volta da CPMF.

Legitimidade das urnas

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que é fundador e presidente nacional do PSD, também rechaçou as manobras golpistas da oposição. Segundo ele, o momento de dificuldade econômica não pode tirar a legitimidade dos votos que elegeram Dilma.

“Não podemos macular o fortalecimento e a imagem da nossa democracia com ações que não estejam compatíveis com a legalidade, com o funcionamento das instituições que é hoje o grande patrimônio que a sociedade tem”, disse.

O documento

No documento entregue a presidenta Dilma, os líderes repudiam os que apostam “no quanto pior melhor”. “Declaramos nossa absoluta convicção de que o Brasil e sua democracia são muito maiores que as dificuldades econômicas e políticas que enfrentamos, e que o país superará, em breve, todos os entraves à retomada do desenvolvimento econômico e social, preservando e aprofundando o processo democrático do qual todos os brasileiros se orgulham e se beneficiam”, diz o texto.

Dilma Rousseff recebe dos líderes da base aliada na Câmara dos Deputados a declaração em defesa da democracia e do mandato popular (foto ao lado).

A presidenta, por sua vez, aproveitou para apresentar as propostas do governo para reequilibrar as contas de 2016, anunciadas nesta segunda-feira (14), já que a maior parte das medidas depende da aprovação dos parlamentares.