Paraguai é o quarto país a receber o Circuito Cultura Viva

O Paraguai foi o quarto país sul-americano a receber o Circuito Cultura Viva, projeto criado pelo Ministério da Cultura (MinC) com objetivo de divulgar, a redes e gestores culturais, a Política Nacional de Cultura Viva, na qual estão incluídos os Pontos e Pontões de Cultura.

Secretária Ivana - Arquivo pessoal

A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes, esteve de quinta-feira (10) a sábado (12) na capital Assunção, onde se reuniu com coletivos, grupos culturais e representantes do governo paraguaio e participou da 4ª Reunião da Comissão da Diversidade Cultural do Mercosul.

"O Paraguai é um país em que as forças conservadoras destituíram um presidente eleito em 2012, mas também em que a sociedade civil se rearticula em várias frentes", destacou Ivana Bentes. "A Secretaria Nacional de Cultura paraguaia tem grandes afinidades com o MinC nas questões indígenas, na cultura de fronteiras do Sul e também na cultura de base comunitária", completou a secretária.

Um dos principais desdobramentos da caravana foi a assinatura de um acordo de cooperação entre Brasil e Paraguai para o fortalecimento da Cultura Viva na fronteira entre Brasil e Paraguai. O objetivo é romper barreiras para a troca de tecnologias entre os dois países. A diretora de Diversidade e Processos Culturais da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, Zulma Mais, virá em breve ao Brasil para conhecer as políticas que estão sendo implementadas pelo MinC, em especial, o Cultura Viva.

Aos representantes de países que compõe o Mercosul, Ivana Bentes apresentou, durante a 4ª Reunião da Comissão da Diversidade Cultural do Mercosul, as diversas políticas do Ministério da Cultura, tais como a Rede Cultura Viva, as que estão sendo construídas junto aos povos originários, as de salvaguarda e memória propostas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Programa IberCultura Viva.

Ivana Bentes discutiu, durante o evento, ideias para impulsionar a criação de um observatório de cultura comunitária em rede, realizar um levantamento e compilar informações que subsidiem a criação de políticas e a revitalização de outras. Representantes da Argentina, Bolívia, Uruguai, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador e Peru também apresentaram ideias e propostas a serem consolidadas de forma participativa.

O conceito de Cultura de Redes e as centenas de experiências das redes de cultura brasileiras, que estão atuando cada vez mais de forma participativa, dando uma nova cara para a economia da cultura do Brasil, também foram discutidos. Na oportunidade, Ivana conheceu outras experiências de gestão, como as da Venezuela e as da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), referente à Década do Afrodescente da América Latina.

Cultura Viva Comunitária Paraguai

No sábado (12), o Circuito Cultura Viva foi até Areguá, comunidade que fica a uma hora de Assunção e que reúne artesãos, escolas de bioconstrução e uma população indígena numa periferia rural ameaçada pelo agronegócio. Ivana Bentes conheceu a plataforma Arandu Yvu – Cultura Viva Comunitaria Paraguay, dirigida por Ruben Caseres, um dos entusiastas do Programa Cultura Viva brasileiro. Ela também visitou o Centro Cultural da España Juan Salazar, importante entidade local que há 25 anos trabalha com projetos sustentáveis de erradicação da pobreza.

"O país vive um contexto econômico ruim e sofreu retrocessos com a crise política. A onda conservadora e a instabilidade política varrem a América Latina, mas quem resiste há séculos de opressão jesuíta, à ditadura, ao agronegócio e o empresariado inventa linhas de fuga e mundos outros", destacou Ivana.