Sociedade envia sugestão para avançar o atendimento na saúde da mulher

O Ministério da Saúde está recebendo contribuições da sociedade para formulação de um protocolo de atendimento na atenção básica da rede pública às mulheres. O texto-base do documento, que reúne várias diretrizes já existentes, está disponível para consulta pública no site do ministério.

Vanessa tem proposta para acabar com controvérsia sobre mamografia - Agência Senado

O ministério receberá sugestões até sábado (12), pelo email [email protected], com especificação do número da consulta pública (01/2015) e do título da seção do documento sobre a qual está sugerindo a mudança.

O Ministério da Saúde pede que os autores fundamentem as contribuições com material científico e anexem os documentos referentes ou o endereço eletrônico onde a fundamentação estiver disponível.

Esse tipo de documento norteia a ação de profissionais da atenção básica na tomada de decisões durante o atendimento.

O texto sob consulta aborda temas como gestação, amamentação, planejamento reprodutivo, atenção às mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexual, e também orienta sobre principais problemas e queixas das mulheres e a prevenção dos cânceres mais comuns nessa população.

Saúde pública 

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros.