Mafalda e cartunista Quino têm mostras durante Bienal do Livro no Rio 

A Biblioteca Parque Estadual abriu neste sábado (5), no Rio de Janeiro, a exposição inédita Mafalda na Sopa, que homenageia os 51 anos da difusão no Brasil de uma das personagens mais emblemáticas dos quadrinhos argentinos, a menina Mafalda. A exposição faz parte da programação cultural da 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que faz homenagem à Argentina. 

Mafalda e cartunista Quino têm mostras durante Bienal do Livro no Rio - Agência Brasil

O cartunista Quino, criador da personagem que se tornou o carro-chefe do desenho de humor argentino, também é homenageado na mostra.

São expostas diferentes obras de Quino, entre elas, os trabalhos preliminares da tira publicada na revista 7 Dias, os papéis com cópias das personagens e o original de uma famosa obra do cartunista contra um dos ditadores militares argentinos, Juan Carlos Onganía (1968). Homenagens a Mafalda e a Quino, feitas por outros nomes do humor gráfico argentino e pelo brasileiro Maurício de Souza, criador da Mônica, também estarão expostas.

O cartunista argentino Juan Matías Loiseau, conhecido como Tute, participou da abertura da exposição e falou sobre a importância da personagem Mafalda em sua vida e para os argentinos. “Ela tem uma relevância total, pois eu aprendi a ler com Mafalda. Quino foi o grande professor, não só da minha geração como também de gerações anteriores, incluindo meu pai, conhecido como Caloi, outro grande cartunista. Mafalda é o fim da inocência no humor, quando começa um humor muito mais complexo, que sai do âmbito nacional para incorporar preocupações internacionais”, disse Tute.

A exposição foi montada no ano passado na Argentina, em comemoração aos 50 anos de Mafalda, e esta é a primeira vez que ela sai do país, segundo destacou sua curadora, Judith Gociol: “Começamos na Biblioteca Nacional e depois a expusemos em alguns estados, mas esta é a primeira vez fora da Argentina. Mafalda ainda é atual porque está muito ligada à subjetividade das pessoas, como a infância e o processo de aprendizado, e também porque a mensagem de querermos um mundo melhor ainda está vigente, o que dá sentido ao que Quino escreveu há quase 50 anos”.

Serviço:
Mafalda na Sopa pode ser visitada até 24 de outubro, de terça-feira a domingo, das 11h às 19h. A entrada é franca e a Biblioteca Parque Estadual fica na Avenida Presidente Vargas, 1261, no centro do Rio.