Bolsista do Ciências sem Fronteiras ensina língua alemã no Maranhão

Após uma temporada de estudos na Alemanha pelo Ciência sem Fronteiras (CsF), o estudante de Licenciatura em Ciências Naturais e ex-bolsista do Programa, Ednilson Barros Barroso, apresentou um projeto para o ensino da língua alemã na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O objetivo é ajudar outros colegas que também pretendem participar da experiência internacional.

Bolsista do Ciências sem Fonteiras ensina lingua alemã no Maranhão

"No Maranhão, não há instituições que ofereçam cursos de alemão, a própria UFMA não oferece cursos de alemão para os estudantes, apenas inglês, espanhol e francês. É grande a carência e as oportunidades são, por isso, limitadas", explica.

O projeto de Barroso teve o apoio da direção do Campus e da Reitoria da UFMA, e o estudante passou a receber uma bolsa para oferecer o curso em 8 horas semanais, dividido em dois grupos de estudo, na Instituição.

Durante a própria seleção para o Ciência sem Fronteiras, Barroso já percebeu como um auxílio no idioma poderia reforçar a capacidade de internacionalizar a instituição.

"Lembro-me outros três estudantes da minha turma candidataram-se às vagas, porém não obtiveram êxito, pois eles não tinham como comprovar proficiência do referido idioma", conta o estudante.

Segundo o ex-bolsista, o curso está sendo muito bem recebido pelos colegas estudantes e também pela comunidade acadêmica. O projeto foi apresentado em forma de pôster na 67ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e recebeu elogios dos visitantes e da comissão avaliadora.

Natural do município de Timbiras (MA), com uma população de pouco mais de 28 mil habitantes, o estudante tinha previamente um conhecimento mínimo da língua por conta de um intercâmbio de um mês que teve a oportunidade de fazer na Alemanha, com o apoio de uma associação comunitária.

Após ser selecionado, o Ciência sem Fronteiras deu a oportunidade para que ele pudesse melhorar sua fluência na língua alemã antes da chegada ao exterior. "Na época eu tinha obtido o nível mínimo exigido pelo programa (A2), ganhando assim uma complementação de estudos, um curso on-line antes da minha viagem e um curso presencial ao chegar à Alemanha."

Barroso foi para a Universidade de Münster (Westfäliche-Willhelms Universität Münster), na cidade de Münster. Após meses de experiências obtidas na universidade, Ednilson solicitou o prolongamento da bolsa para realizar estágio. "Felizmente, consegui ganhar uma vaga no Instituto de Geoinformática da Universidade e assim realizei seis meses de estágio."

Ciência sem Fronteiras
Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio de suas respectivas instituições de fomento – Capes e CNPq.

O Programa também busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas pelo País, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no Exterior.

Dados do programa podem ser consultados no Painel de Controle do CsF.